Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


30/04/2014 | Agroecologia /Agronegócio

Alimentos agroecológicos produzidos pelo MST

Cerca de 4 mil pessoas tiveram oportunidade de conhecer ou levar para casa alimentos agroecológicos produzidos por assentados e agricultores familiares, durante a realização da 1ª Feira Intermunicipal de Produtos da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, realizada neste final de semana (25 a 27/04), na cidade de Timbó Grande (SC). Promovida como parte das festividades alusivas aos 25 anos do município, a feira teve como destaque a produção agroecológica das famílias de trabalhadores rurais de três assentamentos implantados pelo Incra no município e outros dois assentamentos da cidade vizinha de Santa Cecília (SC).

 
Cerca de 4 mil pessoas tiveram oportunidade de conhecer ou levar para casa alimentos agroecológicos produzidos por assentados e agricultores familiares, durante a realização da 1ª Feira Intermunicipal de Produtos da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, realizada neste final de semana (25 a 27/04), na cidade de Timbó Grande (SC). Promovida como parte das festividades alusivas aos 25 anos do município, a feira teve como destaque a produção agroecológica das famílias de trabalhadores rurais de três assentamentos implantados pelo Incra no município e outros dois assentamentos da cidade vizinha de Santa Cecília (SC).Promovida por iniciativa dos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em parceria com a prefeitura de Timbó Grande, a comercialização de produtos agrícolas, por meio de feiras, vem se constituindo em estratégia de sucesso para a divulgação dos bons resultados da reforma agrária na região. Além da questão de imagem, há um forte componente comercial que consolida os resultados da cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros local, aproximando agricultores familiares, assentados da reforma agrária e público consumidor. As apresentações de talentos regionais durante as feiras também contribuem para o resgate e a difusão da cultura local.Este é o primeiro evento com abrangência intermunicipal, entretanto outras edições da feira já ocorreram em Timbó Grande. Em março deste ano, por exemplo, durante a Feira da Reforma Agrária, as famílias assentadas puderam estrear os kits-feira fornecidos pela Incra/SC, adquiridos pela autarquia para apoiar a exposição e venda de produtos agrícolas. Os kits são constituídos por barracas de feira, avental e bonés para os feirantes, caixas e sacolas plásticas, que fornecem identidade aos produtos da reforma agrária. As feiras regionais são fortemente incentivadas pelo Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).Outras regiõesA proposta do uso de kits-feira para a divulgação dos produtos da reforma agrária possui um calendário de aplicação já estabelecido para todas as regiões com assentamentos no estado. No período de 21 a 23 de maio, técnicos do Incra de Santa Catarina estarão executando o segundo módulo de capacitação regional do Projeto Feiras da Reforma Agrária. O público alvo é constituído por técnicos de Ater, das cooperativas da reforma agrária da região, parceiros municipais e lideranças dos projetos de assentamento dos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia e Dionísio Cerqueira. A proposta é realizar no último dia do encontro (23) a 1ª Feira da Reforma Agrária de Abelardo Luz (SC), com a disponibilização inicial de quatro kits. A próxima região a ser contemplada será o planalto central catarinense.

 

 

 

 

 

 

 

 

Promovida por iniciativa dos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em parceria com a prefeitura de Timbó Grande, a comercialização de produtos agrícolas, por meio de feiras, vem se constituindo em estratégia de sucesso para a divulgação dos bons resultados da reforma agrária na região. Além da questão de imagem, há um forte componente comercial que consolida os resultados da cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros local, aproximando agricultores familiares, assentados da reforma agrária e público consumidor. As apresentações de talentos regionais durante as feiras também contribuem para o resgate e a difusão da cultura local.

Este é o primeiro evento com abrangência intermunicipal, entretanto outras edições da feira já ocorreram em Timbó Grande. Em março deste ano, por exemplo, durante a Feira da Reforma Agrária, as famílias assentadas puderam estrear os kits-feira fornecidos pela Incra/SC, adquiridos pela autarquia para apoiar a exposição e venda de produtos agrícolas. Os kits são constituídos por barracas de feira, avental e bonés para os feirantes, caixas e sacolas plásticas, que fornecem identidade aos produtos da reforma agrária. As feiras regionais são fortemente incentivadas pelo Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

Outras regiões

A proposta do uso de kits-feira para a divulgação dos produtos da reforma agrária possui um calendário de aplicação já estabelecido para todas as regiões com assentamentos no estado. No período de 21 a 23 de maio, técnicos do Incra de Santa Catarina estarão executando o segundo módulo de capacitação regional do Projeto Feiras da Reforma Agrária. O público alvo é constituído por técnicos de Ater, das cooperativas da reforma agrária da região, parceiros municipais e lideranças dos projetos de assentamento dos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia e Dionísio Cerqueira.

 

A proposta é realizar no último dia do encontro (23) a 1ª Feira da Reforma Agrária de Abelardo Luz (SC), com a disponibilização inicial de quatro kits. A próxima região a ser contemplada será o planalto central catarinense.

 

 

Fonte: Incra