24/10/2013 | Agroecologia /Agronegócio

Dia para promoção da Agroecologia é aprovado por unanimidade na Alesc

O projeto de lei 251/2013, que cria, em 3 de outubro, o Dia Estadual da Agroecologia em Santa Catarina, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (23). A proposta, apresentada pelo deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT), busca abrir espaço ao debate sobre o modelo agroecológico e incentivar a realização de eventos que aproximem a sociedade catarinense da agroecologia, desde feiras até campanhas nas escolas.

Agora a matéria aguarda apenas a sanção do governador Raimundo Colombo. “Temos outros exemplos semelhantes em SC, como a criação do Dia Estadual do Vinho. Mobilizamos o setor e abrimos o espaço para que ele alcance a sociedade das mais diversas formas, desde mostras e feiras até atividades culturais em escolas. É mais um elemento num conjunto de medidas e estamos felizes por este avanço”, afirma Padre Pedro, que atualmente preside o Fórum Parlamentar de Agricultura Orgânica e Agroecológica.

Na justificativa da matéria, o deputado defende que a data, acima de tudo, busca “assumir a importância da atividade como política pública de Estado, que merece investimento e garante retorno positivo”.

A data, 3 de outubro, marca o nascimento de Ana Maria Primavesi, precursora da agroecologia no Brasil. “Queremos referenciar a importância da agricultura sustentável e agroecológica em SC, um estado com características sócio-fundiárias que apontam para a crescente preferência, especialmente entre a agricultura familiar, pela agroecologia”, complementa Padre Pedro, lembrando que não é por acaso o grande número de pesquisas na área, articulando PhDs, doutores, mestres, alunos, além de extensionistas e famílias da agricultura.

Para o deputado, a desinformação da sociedade em relação aos modelos de produção prejudica a capacidade de avaliação da população, que muitas vezes defende uma forma de agricultura danosa à natureza, à própria sociedade, e às famílias de agricultores. “Queremos a difusão de dados de pesquisas científicas, e o envolvimento neste processo das universidades, associações, cooperativas, de agricultores que trabalham no setor”, afirma o parlamentar.

Sinônimo de saúde

A agroecologia é sinônimo de saúde, tanto para os agricultores como para os consumidores.  Estima-se que atualmente quase 3,5 mil famílias de pequenos agricultores cultivam produtos orgânicos em Santa Catarina. A merenda escolar orgânica atende mais de 56 mil crianças em mais de 100 escolas básicas estaduais.

As universidades públicas e privadas já possuem linhas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e executam importantes projetos na área, beneficiando diretamente a sociedade.

Porém, muito ainda precisa ser feito para o maior desenvolvimento do setor. Um documento contendo 20 ações e políticas fundamentais à agroecologia foi aprovado no VI Seminário Estadual de Agroecologia, em Pinhalzinho (SC), entre os dias 23 e 24 de maio deste ano. Mais de 2,5 mil pessoas participaram de painéis, palestras, debates, oficinas e visitas a experiências agroecológicas.

Entre os pontos deste documento, estão a necessidade de subsídios públicos para a produção agroecológica e para agricultores em processo de transição para a agroecologia e a criação do programa para pagamento de bolsa para estimular os jovens agricultores agroecológicos a permanecerem no campo.

Quem foi Ana Primavesi

Nascida na Áustria, em 1920, a engenheira ambiental Ana Maria Primavesi, hoje aposentada, foi professora da Universidade Federal de Santa Maria. Fundadora da Associação da Agricultura, Ana é autora de diversos livros, dentre os quais aquele que é considerado a obra de referência nas ciências agrárias, "Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais". Durante sua brilhante carreira, recebeu diversos prêmios como o One World Award do International Federation of Organic Agriculture Movements, além de títulos doctor honoris causa em diversas universidades brasileiras.

“Graças a esta mulher, o solo passou a ser compreendido como um organismo vivo e com diversos níveis de interação com a planta”, destaca o parlamentar na justificativa do projeto.

Fonte: Assessoria Dep. Padre Pedro / Cássio Turra