31/03/2014 | Agroecologia /Agronegócio

JBS Friboi tem frigorífico embargado por crime ambiental e é multada em R$ 6 milhões

Cai por terra imagem de ambientalmente correta e sustentável que a JBS S/A vende ao Brasil e ao mundo

Barra do Garças (MT) – A JBS Friboi foi multada em R$ 6 milhões e teve embargada a sua planta frigorífica de Barra do Garças (MT), por crime ambiental. A empresa está proibida de abater animais naquela unidade a partir desta quinta-feira, 27. A multa e o embargo foram aplicados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), no último dia 25, terça-feira.

A decisão de multar e determinar a paralisação dos abates no frigorífico foi tomada após uma força tarefa do Ministério Público Estadual, da Sema e do Serviço de Inspeção Federal (SIF), auxiliada por peritos da Polícia Técnica de Mato Grosso (Politec), flagrarem a JBS Friboi enterrando carcaças de bovinos mortos durante o transporte em uma área de um hectare de extensão dentro da reserva florestal da unidade.

“O local era um verdadeiro ‘cemitério de bois’ e de outros resíduos como farinha de sangue e osso”, contou a promotora pública Helen Ulian Kuriki, responsável pela Promotoria Ambiental no município.

Segundo o diretor regional da Sema-MT em Barra do Garças, Cleber Fabiano Ferreira, uma das carcaças havia sido enterrada há pouco mais de uma semana, aproximadamente.

“Achamos carcaças enterradas recentemente e outras mais antigas, além de ossadas bem velhas já. Isso se constitui um crime ambiental muito grave, pois o correto é que o gado morto durante o transporte seja incinerado para que não haja contaminação do solo e dos mananciais hídricos. Constatamos que esta prática de enterrar animais na área do frigorífico é antiga, pois o incinerador da unidade está desativado há muito tempo”, revelou Ferreira.

As ilegalidades constatadas durante a operação foram registradas pela Sema-MT no Auto de Inspeção nº 160143, no Auto de Infração nº 115001 e no Termo de Embargo nº107852.

A promotora, Helen Kuriki revelou à reportagem do BN que abriu o Inquérito Civil nº 001551-004/2014 para apurar a extensão dos crimes e a extensão dos danos ambientais causados pelas práticas irregulares da JBS Friboi naquele município. “Em 10 dias teremos o relatório da perícia feita pela Politec na área e poderemos tipificar todos os eventuais crimes e estabelecer, a partir da extensão dos danos, as penalidades à empresa”, explicou a promotora.

O portal Brasil Notícia também recebeu uma série de denúncias de crimes ambientais igualmente graves que estariam sendo praticados pela JBS Friboi em outras unidades frigoríficas. Uma equipe de jornalistas do BN está em campo para checar, uma a uma, as denúncias in loco.