21/01/2020 | Agroecologia /Agronegócio

Produção e Consumo de Alimentos Agroecológicos e Cidadania

A produção e consequentemente o consumo de alimentos agroecológicos vem crescendo a cada ano no Brasil, em Santa Catarina não é diferente. A busca por uma qualidade de vida cada vez maior é notório e claro, e as organizações que trabalham neste campo estão atentas a isto. Para tanto, estas organizações estão se estruturando próximo ao mercado consumidor. É o caso da Cooperativa Ecoserra de Lages, a qual é composta por mais  de 400 agricultores familiares que produzem alimentos agroecológicos certificados e de procedência.

O Sindaspi/SC firmou tratativas com esta Cooperativa a fim de fornecer alimentos agroecológicos para trabalhadores (as) da base do Sindicato  através de cestas de alimentos a serem entregues em seus locais de trabalho ou mesmo na sede do Sindaspi/SC em Florianópolis, constituindo as chamadas Células de Consumo Responsável (CCR). Estiveram na reunião os Coordenadores do Sindaspi/SC, Gilmar e Daniel com o responsável pela comercialização da Ecoserra Sr Edson em sua sede no Ceasa de São José - SC.

Através desta parceria buscamos nos aproximar mais ainda da nossa base fornecendo alimento limpo direto do agricultor (a) familiar, sem atravessadores, garantindo a sua qualidade e procedência. Serão organizados encontros em seus locais de trabalho e também na sede do Sindicato, nos quais serão criados momentos de troca de experiências e proposições de intercâmbio entre os consumidores e agricultores familiares. Os consumidores poderão experimentar a prática de campo e conhecer o modo de vida e de produção destas famílias de agricultores.

Estes encontros tem o objetivo de levar aos consumidores as bases da produção agroecológica e discutir o papel enquanto cidadãos conscientes não só no consumo, mas também de mudança de postura frente à sociedade, tornando-a mais solidaria e amigável. Lembrando que o ato de se alimentar é um ato politico ao escolher o que vc irá comer e de quem você irá adquirir, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar brasileira e a sua cidadania.

Maiores informações no email sindaspisc@sindaspisc.org.br ou pelo fone (48) 30331- 0901.

SINDICATO É CADA UM DE NÓS!

Autor: Gilmar Espanhol