04/09/2013 | Agroecologia /Agronegócio

Seminário discute Educação do Campo em SC

Cerca de 350 pessoas participaram do Seminário Estadual de Educação do Campo em Chapecó, realizado entre os dias 28 a 30 de agosto. A atividade aconteceu no salão de Eventos da Catedral Santo Antônio, no centro da cidade, e foi organizada pelos movimentos sociais da Via Campesina, Universidade Federal Fronteira Sul, Assembleia Legislativa, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Uno Chapecó e demais parceiros.

O seminário busca analisar a concepção e a situação das escolas do campo e construir uma pauta conjunta de lutas que atendam as necessidades imediatas. Também é pensado estratégias para a efetivação da Educação do Campo em termos de políticas públicas e também de concepção.  Veja aqui a CARTA ABERTA À SOCIEDADE CATARINENSE E BRASILEIRA construída durante o seminário.

Para a professora Sandra Dalmagro, da UFSC, é necessário construir um projeto de educação do campo que seja emancipador.

"É preciso aprofundar a teoria do conhecimento e em muitas das nossas experiências buscamos a humanização, mas o ser humano tem muitas dimensões. É preciso pensar em uma educação que trabalhe com as várias dimensões do ser humano" disse Sandra.

A professora ainda completou lembrando que "o conhecimento supõe as relações entre teoria e prática, mas vivemos em uma sociedade que fragmenta e aliena", e que, portanto, essa lógica não pode ser repetir nessas escolas, que têm o desafio de fazer com que os jovens façam a relação entre teoria e prática.

Confira a carta escrita pelos participantes do encontro, em que reafirmam o compromisso com a educação do campo, denunciam a situação da educação no estado e reivindicam de imediato a garantia do direito da educação do campo em todos os seus aspectos descritos na carta.

* Com informações do MST