Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


03/03/2015 | Artigos

A GREVE DOS CAMINHONEIROS: UMA GREVE DOS PATRÕES

A greve dos caminhoneiros está muito mais para uma greve dos empresários do transporte que buscam facilidades n...o crédito para adquirir mais caminhões, que exigem o perdão de multas por excesso de peso e que não querem nenhum controle sobre seus motoristas nas estradas do país. Ou seja, é uma greve contra o governo na busca de facilidades para explorar mais ainda quem passa grande parte do dia na boléia de um caminhão. Gente que é proprietária de 100, 200 ou 300 caminhões, não é caminhoneiro.

 

A verdadeira greve de caminhoneiros – que todos deveríamos apoiar – seria aquela em que o trabalhador, que é um motorista, comprou o seu caminhão, sustenta sua família com o frete realizado, paga mensalmente o seu bem comprado e é dono de seu transporte. Este, sim, deveria ser ajudado nas suas reivindicações. É o caminhoneiro autônomo. Ou então, o caminhoneiro que é empregado, trabalha muito para o seu patrão e ganha pouco no final do mês.

 

No entanto, quando o caminhoneiro passa a defender o empresário do transporte, passa a defender o proprietário da frota, passa a defender os interesses dos ricos, este mesmo caminhoneiro dá um tiro no próprio pé, pois lhe falta consciência de classe.

 

Nesta greve, chama a atenção o apoio que a Rede Globo, no Brasil, e a RBS e o Diário Catarinense, em Santa Catarina, deram aos bloqueios feitos pelos caminhoneiros nas rodovias. – Imagina você, caro ouvinte, se a interrupção das estradas fosse feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra pedindo rapidez na reforma agrária! Imagina se o fechamento dos trevos fosse realizado pelos professores do Estado exigindo melhorias salariais!

 

Portanto, por trás do movimento dos caminhoneiros estão os empresários do transporte buscando vantagens financeiras; está a mídia querendo enfraquecer mais ainda o governo para fortalecer os seus próprios interesses; estão alguns partidos políticos conservadores, buscando na greve o que perderam nas urnas.

 

Caminhoneiro, defenda a sua classe contra o seu patrão. Só assim você conseguirá avançar nas suas reivindicações. Não seja massa de manobra do dono da empresa e do proprietário da mídia.

 

Prof. Waldir Rampinelli