08/05/2015 | Artigos

Artigo: PCS / PECS: TESTE DE SÃO TOMÉ

Na reunião de negociação que aconteceu no dia 05 de maio na Secretaria da Agricultura quebrou-se um mito quando o Secretário Adjunto Sr. Airton Spies comunicou que o CPF (Conselho de Política Financeira) irá apresentar novo instrumento único para os trabalhadores da Epagri e da Cidasc: o PCCS (Plano de Carreira, Cargo e Salário), demostrando, assim, vários anos de enrolação.  Desde o ano de 2008 as empresas tentam nos mostrar um oásis em meio ao deserto de distorções e só uma miragem nos foi apontada pelos mesmos que sempre tentaram nos iludir. Agora fica claro o que já prevíamos: era apenas mais uma tentativa de nos enrolar, quando de todas as formas tentavam enfiar goela abaixo esse tipo de promessas, e ficava cada vez mais evidente a tentativa de ganhar tempo, e ao mesmo tempo semear a discórdia entre os trabalhadores. Elegeram diretores, formaram comissões, quase umas caravanas estaduais.

Hoje temos a certeza do que sempre desconfiamos:  nunca tiveram interesse em fazer um instrumento para valorizar ou melhorar a vida dos trabalhadores, com exceção de alguns chegados. Nossa posição sempre foi de desconfiança, porque eles nunca demonstraram interesse em se fazer confiáveis.

Na Epagri, os diferentes interesses dentro das categorias profissionais dificultaram muito o trabalho da comissão, o que favoreceu a estratégia da empresa de ganhar tempo. Esses interesses coorporativos “a tesão fiel pelo próprio umbigo” que vêm dividindo e deteriorando o poder reivindicatório do trabalhador, e chegam ao ponto de assumir uma estratégia que só interessa a empresa.

Na Cidasc, conforme acordado com os sindicatos, foi indicada uma comissão paritária para conduzir o processo de revisão do PCS. Após a primeira reunião, o presidente da empresa dissolveu a comissão conforme ofício nº 1090, e preferiu contratar uma empresa com a finalidade de construir um novo PCS e nomeou uma comissão do agrado da diretoria, para acompanhar os trabalhos, dando como prazo para conclusão do mesmo a data de 31 de março de 2013. Agora o CPF é enfático em comunicar que irá construir um novo PCCS que será idêntico para as duas empresas e o dinheiro que foi gasto com a contratação da tal empresa será arrancado das costas dos trabalhadores.

Nesse pequeno resumo do que vêm nos enfiando goela abaixo de promessas do PCS todo esse tempo, porque será que nunca acreditamos nessas promessas? Companheiros, agora mais que nunca PCS para nós só com o teste São Tomé.

Obs: Conforme wikipedia, no evangelho de Tomé, Jesus diz a ele "Quando éreis um, vos tornaste dois", criando o entendimento de que Jesus estava na verdade indicando que Judas e Tomé eram a mesma pessoa, uma vez que Tomé não era propriamente um nome, mas uma tradução que indicava "gêmeo".