Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


15/07/2025 | Artigos

Desvalorização dos Trabalhadores da Agricultura em Santa Catarina: Um Grito por Respeito .

 

A situação dos trabalhadores das empresas públicas de agricultura de Santa Catarina – EPAGRI, CIDASC e CEASA – é um reflexo preocupante do descaso do governo estadual com a valorização de seus servidores. Há 75 dias, a data-base desses profissionais representados pelo Sindaspi passou sem que sequer ter a suas reivindicações através da Pauta protocolada fossem incluídas no sistema de gestão de processos do estado. Essa inércia governamental ignora as assembleias regionais promovidas pelo sindicato e desconsidera a grave realidade enfrentada por esses trabalhadores.

 

A defasagem salarial é um dos pontos mais críticos. Em um cenário onde os custos de vida não param de subir, os servidores da agricultura amargam perdas históricas em seus rendimentos. Para agravar a situação, o plano de saúde, item essencial para a dignidade e bem-estar dos trabalhadores e suas famílias, sofreu aumentos expressivos, chegando em alguns casos a quase 60% em apenas dois meses (janeiro e fevereiro) no caso da Epagri. Isso significa que uma parcela considerável do já defasado salário é comprometida com um serviço básico.

 

Além disso, o vale-alimentação concedido a esses trabalhadores é o pior entre todas as empresas públicas do estado, sendo flagrantemente insuficiente para cobrir o valor de uma cesta básica em Santa Catarina. Essa disparidade não apenas compromete a qualidade de vida, mas também a capacidade desses profissionais de garantir o sustento mínimo de suas famílias.

 

É inaceitável que o governo do estado de Santa Catarina, liderado pelo Governador Jorginho Mello, e a Secretaria de Administração, sob o comando de Vânio Boing, desconsiderem a voz e as necessidades de uma categoria tão fundamental para o desenvolvimento do agronegócio catarinense. Os trabalhadores da EPAGRI, CIDASC e CEASA são a base da pesquisa, extensão rural, defesa sanitária e abastecimento alimentar do estado. Seu trabalho é essencial para a produção de alimentos, para a segurança alimentar da população e para a economia de Santa Catarina.

 

É urgente que o governo mude sua postura e demonstre o respeito e a valorização que esses profissionais merecem. A inércia e o descaso atual não apenas desmotivam os trabalhadores, mas também colocam em risco a qualidade dos serviços prestados à população catarinense. É tempo de reconhecer o valor desses servidores e de honrar o compromisso com um diálogo justo e produtivo.