Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


01/05/2022 | Artigos

Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho?

Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho? No Brasil, embora haja registros de manifestações operárias já no fim do século 19, a data foi oficializada em 1924 — durante a gestão do presidente Artur Bernardes — mas, como atestam historiadores contemporâneos, acabou sendo cooptada pela máquina estatal alguns anos mais tarde, na gestão Getúlio Vargas, ou seja, sem alterar o decreto original Vargas mudou o protagonismo da data: deixou de ser o Dia do Trabalhador para se tornar o Dia do Trabalho.

O trabalhador passa a ser um trabalhador normatizado, legislado pelo Estado. Foi em um Primeiro de Maio que foi criada e sancionada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. Unificando e atualizando toda a legislação trabalhista então existente no Brasil, o decreto de 922 artigos passou a abranger direitos de boa parte dos trabalhadores, com determinações sobre duração da jornada, férias, segurança do trabalho, previdência social e férias além da fixação do salário mínimo.

Muitas são as histórias sobre a etimologia da palavra que atualmente usamos para definir o que fazemos para a cada mês receber o nosso salário. O dia primeiro de maio não foge também de ter muitas teorias sobre a sua criação, mas é consenso sempre da luta por direitos com derramamento de suor e sangue.

Hoje é um dia de comemoração, mas também de reflexão. Se temos nossos direitos trabalhistas, foi porque em algum ponto do nosso passado, trabalhadores como nós, lutaram por eles. No presente fica a missão de manter e ampliá-los para o bem das gerações futuras.

Parabéns a todos os trabalhadores pelo seu dia.
Feliz primeiro de maio.