20/03/2020 | Artigos

ISOLAMENTO SOCIAL E AS REDES SOCIAIS

A humanidade está passando por mais um momento delicado de sua história, a pandemia do Coronavírus. Estamos acompanhando minuto a minuto o andamento dessa grave situação, e por conclusão absoluta de todas as partes do mundo, o melhor combate contra o vírus no momento é o ISOLAMENTO SOCIAL.

Duas palavras de forte impacto na vida das pessoas: ISOLAMENTO e SOCIAL, porém são novas essas palavras? Me parece que não.

O isolamento vem crescendo a cada dia de maneira escancarada. Com o aumento da desigualdade, o desrespeito ao próximo e a falta de empatia das pessoas, o que temos visto são cidadãos cada vez mais isolados, porém com a falsa sensação de coletividade que as ditas redes sociais nos proporcionam.

Mas afinal, qual o verdadeiro papel (ou deveria ser) das Redes Sociais?!?

As redes sociais, com o advento da internet explodiu nos quatro cantos do planeta, mas será que estávamos preparados para toda essa mudança?

A rede social, através de seu uso muitas vezes de maneira má intencionada, alterou as vidas de milhões de pessoas. O que se constata nos últimos tempos é uma verdadeira Guerra Híbrida, ou seja, uma guerra de ideias/imagens que se cria contra ou favor de um determinado fato ou pessoa, com o intuito de manipular e formar a opinião das demais pessoas em torno dessa ideia. Isso tem acontecido principalmente em disputas políticas, onde o que mais importa não é a verdade ou debate de projetos para o bem comum, e sim a autoafirmação da “minha ideia/opinião em detrimento do outro”, desde que a opinião mais “forte e impactante” prevaleça sobre as demais e infelizmente, os que calam contribuem para essa situação.

Por uma ironia do destino, a humanidade está tendo uma grande oportunidade de aprender com tudo isso e reverter esse quadro, e dar um novo sentido ao ISOLAMENTO SOCIAL. Diferente da maneira que estávamos vivendo, juntos fisicamente e com as mentes nas redes sociais, hoje temos a oportunidade de aprender a fazer o contrário. Temos a oportunidade de ficarmos sós fisicamente e muito presente nas redes, mas dessa vez, com o afloramento intenso de um dos propósitos das Redes Sociais – APROXIMAR PESSOAS.

Façam as chamadas de vídeo para matar saudade, mande recadinhos no facebook, comente aquela foto no Instagram, não deixem de usar as redes para “cornetear” um amigo, um parente, brinque, seja feliz, desperte o que há de melhor nas pessoas de seu ciclo social, dentro das redes sociais. E é claro, compartilhe o que há de bom, compartilhe informações para AJUDAR pessoas. Não compartilhem Fake News, agora que estamos em casa temos tempo suficiente para verificar a veracidade das informações, adquiram essa prática. Notícias podem ajudar sendo boas ou ruins, porém somente sendo VERDADEIRAS.

Quem sabe depois desse “curso prático intensivo” de redes sociais que a vida está nos dando, nos próximos dias já conseguimos adotar um novo termo chamado de ISOLAMENTO FÍSICO DE CONVÍVIO SOCIAL!