BLOG SINDASPI-SC
SINDICATO COMPLETA 35 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

Neste 29 de outubro o SINDASPI completou 35 anos de fundação, uma história de construção coletiva da representação de trabalhadores e trabalhadoras que teve início na organização de servidores e servidoras das empresas públicas da agricultura ainda em 1981 com a fundação da Associação dos Funcionários da ACARESC.
No dia 29 de outubro de 1988, depois de 7 anos de ação da Associação dos funcionários da ACARESC, em Assembleia realizada em Rio do Sul a Associação se transforma em sindicato. Nasce o Sindaspi, Sindicato dos Empregados nas Empresas de Assessoramento, Perícia e Informação do Estado de Santa Catarina.
O sindicato passou a representar os trabalhadores e trabalhadoras também das empresas privadas ligadas ao serviço de assessorias, pesquisa, perícia e informações, o que torna o SINDASPI um sindicato capilarizado em todo o estado e com um modelo de representação misto entre trabalhadores do serviço público e do privado.
Hoje o sindicato mantém convenção coletiva com empresas divididas entre a Grande Florianópolis, Sul catarinense e Estadual de Santa Catarina na base privada e negocia anualmente com as organizações patronais divididas nestas três localidades regionais, também representa os trabalhadores e trabalhadoras servidoras das empresas públicas como a CIDASC, EPAGRI, CEASA e SANTUR.
Sua direção é formada por um colegiado executivo e um conselho deliberativo que formam a coordenação estadual do sindicato, modelo que privilegia a participação ativa de coordenações regionais distribuídas em 21 seções sindicais.
O sindicato não possui presidente ou coordenação geral, mas um colegiado executivo, considerado a melhor forma de representação sindical dos novos tempos, pois é coletiva, anti personalista e dinâmica, pela característica colegiada que amplia a participação e distribui as decisões da entidade.
O Sindaspi ao longo de três décadas e meia consolidou o lema “sindicato é cada um de nós!”, que resume nossa organização e a forma de construção da nossa representação sindical.
Parabéns a cada associado e associada que todos os dias constrói esta entidade forte e de luta!
Datas importantes da história do SINDASPI:
23.09.1981
Fundada a Associação dos Funcionários da Acaresc - AFA. Em 1987, chapa vencedora foi encabeçada por Wilson Müller (Pres.), Adenau Franke (Vice) e Enedê Catarina Casarotto (1ª Secret.);
19.12.1987
Em Xanxerê foi realizada a assembleia da Associação Pré-Sindical dos Trabalhadores das Empresas de Assessoramento Perícia e Pesquisa de Santa Catarina. Era composta por funcionários da Acaresc e Empasc. A diretoria provisória era composta por Adenau Franke (pres.) e Wilson Müller (secret).
18.02.1988
A Acaresc e Empasc entram com recurso na DRT tentando impedir o registro da Associação Pré-Sindical.
17.03.1988
A plenária da Assembleia Nacional Constituinte aprova o direito à livre associação sindical dos servidores públicos civis. A adesão da associação dos empregados da Secretaria da Agricultura estava em torno de 600 pessoas.
17.10.1988
Funcionários da Fatma fundam o SEPESC - Sindicato dos Empregados das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informação e Pesquisa de Santa Catarina ? mesma denominação e base da Associação Pré-Sindical.
29.10.1988
Em Assembleia realizada em Rio do Sul a Associação se transforma em sindicato. Nasce o Sindaspi: Sindicato dos Empregados nas Empresas de Assessoramento, Perícia e Informação do Estado de Santa Catarina.
04.03.1989
Como já existia um sindicato com o mesmo nome que o SINDASPPI e para evitar disputa judicial com o SEPESC, foi fundado o SINDASP, apenas para representar a categoria que trabalhava na agricultura com a seguinte denominação: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas e Órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa e Planejamento Agropecuário e Defesa Sanitário Animal e Vegetal de Santa Catarina. Foi eleita uma diretoria provisória para o mandato de um ano.
09.06.1989
Acontece a maior e mais representativa manifestação dos funcionários das empresas da SAA. Cerca de 400 trabalhadores se concentram em frente ao TRT para primeira audiência de Conciliação com as empresas do governo.
05.10.1989
Assembleia Estadual unificada dos servidores Públicos. O SINDASPI foi o principal agente na área da SAA na histórica greve de outubro/1989.
24.03.1990
Em Assembleia Geral conjunta foi extinto o SEPESC e o SINDASPPI, passando a existir um único sindicato, o SINDASPI com a denominação atual.
18.04.1990
Reconhecimento do SINDASPI junto ao ministério do trabalho no Diário Oficial da União. Está no Arquivo de Entidades Sindicais Brasileiras sob processo nº 22430 001 276/90.
05.11.1990
Realizada a primeira eleição efetiva para o sindicato com a participação de 26 dirigentes locais do Estado e eleito Juarez Müller (pres).
23.03.1991
O Presidente da entidade renuncia ao cargo e neste dia é realizada reunião da diretoria para recomposição dos cargos, sendo eleito novo presidente, Nelso Figueiró.
07.10.1993
Realizada a 2ª eleição da entidade para o triênio 1993/1996. A chapa única "Por um Novo SINDASPI" vence e a diretoria é composta por 48 membros nas mais diferentes funções. Nauro José Velho (pres), Elói Voigt (vice) e Enedê Casarotto (secret. geral).
26.09.1999
Foi eleita a primeira gestão colegiada composta por 10 (dez) Coordenadores Estaduais sendo 07 (sete) efetivos e 03 (três) suplentes, que funciona como instância executiva. As 20 (vinte) Coordenações Regionais compostas por 03 (três) membros cada. Toda esta estrutura forma o Conselho Deliberativo.