28/02/2023 | Artigos

Um ato político contra a fome

Banquetaço em Florianópolis marca retomada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar  - SINDASPI-SC

Ao maio dia e no final da tarde da segunda feira 27, manifestantes de diversas organizações sociais e movimentos populares realizaram o Banquetaço, um ato político que visa expor o problema da fome em nosso país. O Banquetaço consiste em ações por todo o Brasil com distribuição de comida e debates em torno da segurança alimentar e marca a retomada das atividades do Conselho Nacional de segurança Alimentar, que havia sido extinto pelo governo federal na gestão de Jair Bolsonaro.

- SINDASPI-SC

Pela manhã a concentração foi em frente ao restaurante popular na Avenida Mauro Ramos, uma tenda com frutas, sucos e cerca de 250 marmitas foi colocada ao lado de um plenário improvisado que serviu para a roda de conversa sobre a retomada do CONSEA e a questão da fome no Brasil e em particular na capital catarinense. No Brasil, 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer, e mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau, segundo informações do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil.

- SINDASPI-SC

Ao final da tarde a concentração foi na escadaria da Catedral na Praça VX no Centro da capital, no espaço também foram montadas tendas para abrigar o Banquetaço que contou, além da roda de convers, com uma "batalha de rima", encontro de repers locais que nas suas apresentações abordaram o tema da fome, da falta de acesso ao conhecimento, preconceito e dilemas socais que tratam do cotidiano das comunidades que tem seus direitos negados.

- SINDASPI-SC

As ações do Baquetaço em Florianópolis foram organizadas pelo  "Coletivo Banquetaço", grupo de ação direta montado pela sociedade civil organizada para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Participam cozinheiras e cozinheiros, chefes de cozinha, nutricionistas e agricultores familiares e também entidades sindicais como o SINDASPI e a FRETAFI, além de movimentos sociais como o MTST e o Movimento da População de Rua.

História do Consea

O conselho foi criado em 1993 como um espaço para o controle e a participação social na temática da alimentação, mas o colegiado foi extinto na gestão seguinte. Em 2003, no primeiro governo Lula, foi recriado e voltou a propor diretrizes que, aliadas a outras práticas, tirou o Brasil do "mapa da fome" em 2014. Infelizmente, o país voltou ao mapa de onde havia saído, em 2020, por conta do desmonte das políticas públicas no governo Bolsonaro.

O comando do Consea será assumido pelo mesmo grupo que ocupava o colegiado até 2019. Na presidência, a partir desta terça-feira (28), estará Elisabetta Recine, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). E no final de 2023 será realizada a 6ª Conferência do Consea.

O encontro será o momento de atualização das regras de composição do conselho e escolha dos integrantes, e também serão estabelecidas as prioridades que irão compor o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.