11/08/2016 | Atividades Sindaspi-SC

Por que filiar-se é mais vantajoso que se opor ao sindicato?

Após meses de negociações com o Sescon/SC, o Sindaspi/SC (Sindicato dos Trabalhadores) garantiu que a convenção coletiva de trabalho (CCT) 2016/2017 fosse acordada e assinada pelo Sindicato Patronal.  Porém, nem mesmo a convenção havia sido homologada pela SRTE/SC (Superintendência Regional de Trabalho e Emprego) e os patrões já estavam pedindo para os trabalhadores se oporem a contribuição assistencial.

No primeiro dia de oposição em Joinville, o trabalho de conscientização sobre a importância do sindicato para a vida dos trabalhadores, realizado pelo coordenador Sergio Ricardo Lima e pela funcionária Tamires Schulz, já conseguiu novos  associados ao Sindaspi/SC. Eles descobriram que o trabalhador associado não tem o desconto da contribuição assistencial, e ainda tem garantida a assessoria jurídica gratuita. Importante ressaltar que a partir das ações judiciais da Assessoria Jurídica do Sindaspi/SC  foi possível garantir direitos elementares dos trabalhadores, tais como reintegrar gestante demitida, liberar valores referentes ao FGTS que estavam bloqueados, identificar situações de assédio moral, irregularidades em rescisão do contrato de trabalho, reversão de Justa Causa, dentre outros.

O associado também  tem acesso a atendimento médico e a realização de exames, através da parceria do Sindaspi/SC com o Guia Saúde Web, que é uma alternativa para quem não possui plano de saúde privado. Os descontos são de até 60%.  Além de outros convênios que o Sindicato está ampliando a disponibilidade aos trabalhadores sindicalizados. Se for colocar no papel, ser filiado é muito mais vantajoso ao trabalhador, do que se opor ao sindicato.

Qual o real interesse das empresas?

Mas, qual o interesse real das empresas em pedir aos trabalhadores para que levem as cartas de oposição assistencial? Proteger os trabalhadores do sindicato? Justamente do sindicato que é dos trabalhadores, que luta para garantir direitos conquistados?  É facilmente identificável uma política de precarização das relações de trabalho, posta em prática pelo capital em âmbito mundial, causa inegável de desestímulo à organização e à luta dos trabalhadores, dada a permanente ameaça do desemprego.

O distanciamento ou mesmo abandono dos trabalhadores do seu sindicato, assembleias vazias, só prejudica a categoria. Isso significa a vitória da classe patronal. Pois, nas assembleias são definidas estratégias e metas a serem seguidas durante a campanha salarial, nelas o trabalhador decide o que é melhor para o seu sindicato e se organiza enquanto classe, defendendo o interesse coletivo. O sindicato é a construção diária de resistência dos trabalhadores, um espaço que possibilita a organização da luta por melhores condições de salário, trabalho, cidadania e contra a exploração e opressão patronal.

O Sindicato é cada um de nós, e não teria razão de existir, se não for por você trabalhador!

Reconhecimento

Ainda nesta quarta-feira, recebemos o e-mail abaixo de um trabalhador agradecendo os serviços prestados pelo sindicato. Queremos um Sindaspi/SC cada vez mais participativo e envolvente, construído pelos trabalhadores e suas ações. Não queremos construir o sindicato que luta "para os trabalhadores", mas sim o sindicato que luta "com os trabalhadores".

Para o Sindaspi/SC é muito gratificante receber este reconhecimento, muito embora compreenda que apenas cumpre com o seu dever para com o trabalhador, alicerce de sua existência.

A coordenação do Sindaspi/SC aproveita também para agradecer e parabenizar a funcionária Tamires, de Joinville.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "Fábio Corrêa" <f2scorrea@hotmail.com>
Data: 09/08/2016 20:54
Assunto: Agradecimento
Para: "Tamires Schulz" <tamires.sindaspisc@gmail.com>

Prezada Tamires!

Boa tarde!

Venho pela presente registrar meus sinceros agradecimentos por sua atenção conosco! (ex-funcionário da CRH indústria e empreendimentos Ltda).
Que Jesus Cristo abençoe e ilumine sua vida e seu caminhos!
Em nome de toda equipe, mais uma vez, muito obrigado!

Fábio S. Corrêa.

Foto: Nova associada preenchendo a ficha de filiação

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindaspi/SC - Jornalista Cristiane Mohr