24/05/2023 | Boletim Sindaspi-SC

Com mediação da Alesc, sindicatos conseguem mais uma reunião para tratar do ACT

Passados dois meses da apresentação das propostas aprovadas nas assembleias que abriram a campanha salarial 2023, o governo parece entender que é necessária a construção das minutas que serão objeto do acordo coletivo.

Até agora as reuniões com o governo não resultaram em uma minuta de proposta concreta enviada pelos negociadores aos sindicatos. As diretrizes apresentadas à SAR não foram materializadas em minutas, o que causa receio aos sindicatos, pois ano passado quando foi encaminhada a aprovação confiando em diretrizes, o governo não cumpriu sua promessa de evoluir nas cláusulas sociais na Secretaria da Agricultura.

No final da tarde de hoje, o Auditor Márcio Cassol, que participou das negociações com os sindicatos como Secretário Executivo do GGG (portanto conhece do tema) se comprometeu, apesar de não estar mais no grupo gestor, de até na sexta feira sugerir uma data para uma nova reunião já na próxima semana com para tentar avançar nas propostas que devem ser levadas à Secretaria da Agriculta para ser apresentada na forma de minuta aos sindicatos.

Para a categoria existe possibilidade de avanços em mais algumas cláusulas que foram bastante discutidas, como o Vale Alimentação, a Insalubridade, entre outras sociais que não tem praticamente impacto financeiro. Nesse sentido é muito importante a mobilização da base nesse momento tão nevrálgico.

O encontro de hoje foi mediado Assembleia Legislativa aconteceu no Gabinete do Deputado e ex-Secretário da Agricultura Altair Silva, que foi um dos deputados que articularam a pedido dos sindicatos essa reunião, para convite Auditor e agora Controlador Geral do Estado Márcio Cassol para uma mediação com os sindicatos e foi realizado na sala no palácio Barriga Verde, sede do legislativo estadual.

Sindicato é cada um de nós!