BLOG SINDASPI-SC
Executiva do SINDASPI reúne para avaliar campanhas salariais e traçar metas do segundo semestre

Convenções e acordos coletivos fechados com conquistas e alguns com aumento real nos salários, na avaliação dos coordenadores, as negociações coletivas de 2022 foram duras e foi necessária muita pressão organizada da categoria vinculada às empresas públicas para arrancar do governo respeito às negociações e superação da decisão de não conceder sequer a inflação até 2024.
Foi a ação organizada do Sindaspi e dos sindicatos unificados que garantiu a reabertura das negociações e a possibilidade de fechamento do Acordo Coletivo com a reposição da inflação e retroatividade à data base de 1º de maio.
Já nas três convenções coletivas que o SINDASPI representa as trabalhadoras e os trabalhadores da iniciativa privada o índice de reposição salarial fechou acima da inflação e com avanços nas cláusulas sociais.
Os Acordos coletivos em empresas privadas também estão respeitando reajustes com ganho real ou reposição do INPC, o que na avaliação da COES tem representado uma mudança positiva no comportamento das negociações coletivas que apontam a uma tendência de retomada da normalidade no setor privado ao passo que no setor público ascende a preocupação em relação à condução do governo estadual que mantém sua postura truculenta e sem considerar demandas históricas dos trabalhadores e trabalhadoras das empresas públicas.
A Comissão Executiva ainda avaliou os projetos e as ações desenvolvidas pelos setores do sindicato. Foram avaliadas as ações do setor de comunicação e do departamento jurídico.
Uma pesquisa deve ser feira entre as associadas e associados para conhecer o potencial e o alcance dos projetos desenvolvidos pelo sindicato.
O Troféu SINDASPI de fotografia terá, na sua 16ª edição, o tema “A natureza em transformação” em uma alusão às mudanças climáticas e os impactos na vida do planeta. As inscrições para a edição 2023/2024 estarão abertas nos próximos dias no site www.sindaspisc.org.br.