BLOG SINDASPI-SC
Negociações travadas: SINDASPI-SC e SESCON-SUL Divergem sobre reajuste e pautas sociais

Criciúma e Região – O cenário das negociações coletivas entre o SINDASPI-SC (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações) e o SESCON-SUL (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) atingiu um ponto de impasse. Enquanto a categoria laboral exige avanços reais em qualidade de vida e recomposição salarial, o sindicato patronal condiciona o acordo a índices de convenções já fechadas e à manutenção de cláusulas vigentes.
As Reivindicações dos Trabalhadores
O SINDASPI-SC apresentou uma pauta focada na valorização do capital humano e na adaptação às novas demandas sociais. Entre os pontos principais estão:
Reajuste Salarial de 8%: Valor alinhado à valorização do salário mínimo regional de Santa Catarina.
Redução da Jornada e da Escala: Debate sobre a escala 6x1 e a melhoria do bem-estar do trabalhador.
Licença-Paternidade Imediata: Implementação de prazos estendidos independentemente de trâmites legislativos federais.
A Contraproposta Patronal
Em resposta, o SESCON-SUL enviou um comunicado formal sugerindo que a negociação siga parâmetros de outras categorias já acordadas. Os principais pontos da contraproposta incluem:
Índices Menores: Proposta de 6,5% para os pisos e 5,15% para quem recebe acima do piso, além de 5,15% em cláusulas econômicas.
Manutenção do Status Quo: O sindicato patronal recusou a inclusão de novas cláusulas sobre redução de jornada e licença-paternidade, alegando que tais temas já possuem amparo legal ou estão em discussão no Congresso Nacional.
Diferenciação no Auxílio-Creche: O SESCON propõe um modelo onde empresas associadas ao sindicato patronal teriam um sistema de reembolso, enquanto não associadas pagariam um valor fixo.
Ajuste na Rescisão: Uma alteração na redação da cláusula 26ª para facilitar o desconto de 15 dias de aviso prévio não trabalhado em casos de desligamento.
O Sindaspi vai buscar nova rodada de negociação para buscar avanços na proposta, que está ainda bem longe do deliberado pelos trabalhadores e assembleia.
Próximos Passos
O SESCON-SUL manifestou estar aberto a novas rodadas de diálogo caso não haja consenso imediato. No entanto, com a rejeição da contraproposta pelo SINDASPI, a possibilidade de mobilizações ou a necessidade de mediação pela SRT (Secretaria Regional do Trabalho) ganha força.
Os trabalhadores reafirmam que o crescimento do setor de serviços contábeis e de assessoria deve ser refletido de forma justa no bolso e na saúde física e mental de quem executa as funções.
Serviço: Trabalhadores da base devem acompanhar as assembleias convocadas pelo SINDASPI-SC para decidir os rumos do movimento.

