15/03/2023 | Boletim Sindaspi-SC

Sindicatos entregam pauta, iniciou a Campanha Salarial 2023 nas empresas públicas da agricultura!

Sindicatos entregam pauta, inciciou a Campanha Salarial 2023 nas empresas públicas da agricutura! - SINDASPI-SC

O documento contendo as reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores das empresas públicas ligadas à Secretaria Estadual da Agricultura, CIDASC, EPAGRI e CEASA, foi protocolado durante audiência entre os representantes sindicais e o Secretário Senhor Valdir Colatto. O encontro aconteceu na  tarde da última terça feira (14).

Dentre as reivindicações unitárias, construídas e discutidas em assembleias de base de cada sindicato, está a recomposição integral da inflação e um aumento real de salário que compense, ao menos em parte, as perdas durante a pandemia. As entidades propões que o INPC, Indice Nacional de Preços ao Consumidor, do mês da data base seja acrescido de ao menos mais 3% de ganho real, o que significa um reajuste de ao menos 8,5% para os salários.

A jornada de trabalho dos barreiristas e a insalubridade em vários setores que hoje estão sendo negligenciados também constam da proposta apresentada. A regulação da jornada de trabalho de profissionais que atuam nas proteções de barreira é uma necessidade histórica e que há muito se tenta estabelecer na CIDASC, ocorre que os gestores não se comprometem em convencionar no acordo coletivo e mantém o sistema, que já existe, em uma espécie de clandestinidade, o que prejudica os trabalhadores e trabalhadoras e por consequência a eficiência da empresa.

Outra questão envolve a Casacaresc e a contribuição patronal, que precisa ser repactuada para se chegar à elevação da contribuição da empresa de 4% para 4,5%.

Após a reunião o Coordenador do SINDASPI, Daniel Nunes, relatou o encontro como um primeiro momento das negociações e que agora aguardamos a resposta do Governo sobre as reivindicações entregues na audiência.

Imagens de Juan Carvalho.