24/03/2023 | Boletim Sindaspi-SC

Sindicatos são recebidos para primeira rodada de negociações da campanha salarial 2023

Após serem recebidos pelo Secretário Estadual da Agricultura, Valdir Colatto no último dia 14 para a apresentação da pauta de reivindicações unificada das trabalhadoras e trabalhadores ligados as Empresas Públicas da Agricultura do estado, os sindicatos e o governo tiveram sua primeira rodada de negociações na terça feira dia 21 de março.
Presentes na reunião além dos Sindicatos, a Secretaria da Agricultura e representações das empresas CIDASC, EPAGRI e CEASA.
Sindicatos são recebidos para primeira roda de negociações da campanha salaral 2023 - SINDASPI-SC
Para a coordenação do SINDASPI há um conjunto de acordos que não são respeitados por conta de uma postura do governo de tornar inacessíveis as decisões tomadas pelo Grupo Gestor de Governo (GGG), que modifica qualquer construção realizada nas mesas de negociação com as empresas.
Para o SINDICATO a atitude é um desrespeito com horas dedicadas para a construção das propostas de acordo que são ignoradas pelo GGG.
"É preciso mudar, não dá né gente? Nós não queremos mais ter que trazer 800 pessoas pra cá pra fazer esta secretaria ser respeitada!" afirmou Daniel Nunes, Coordenador do Sindaspi ao defender respeito às negociações realizadas entre as direções das empresas e os sindicatos e que são desconsideradas pelo GGG a exemplo do que ocorreu em 2022.

Um calendário foi estabelecido para dar sequência às negociações de forma que não se tenha atrasos em relação da data base que maio. A próxima reunião de negociação ficou agendada para o dia 13 de abril e deve já ser apresentadas pelo menos as diretrizes do Governo conforme conversado. Os Sindicatos irão se reunir na próxima quarta feira (29/03) na Sede do Sindaspi para discutir os próximos passos da Campanha Salarial.

A EPAGRI, a CIDASC e a CEASA tem os piores valores no vale refeição pagos aos seus trabalhadores em todo o governo do estado, uma distorção histórica que precisa ser reparada.

A categoria reivindica reposição da inflação do período e ganho real no comparativo com 2022 de ao menos 3%, que deve estar em torno de 9% no mês de maio de 2023.
Alem das clausulas econômicas os sindicatos querem regulamentar as escalas e a garantia da manutenção de todas as clausulas sociais do ultimo acordo coletivo.

Acompanhe as ações do SINDASPI, acesse www.sindaspisc.org.br e se inscreva no canal do sindicato no YouTube.

Sindicato é cada um de Nós!