12/03/2019 | Campanha Salarial Base Privada

Sindaspi/SC inicia Campanha Salarial 2019/2020 de trabalhadores em empresas privadas

Com a representatividade de milhares de trabalhadores em empresas de assessoramento, perícia, pesquisa e informações em Santa Catarina, o Sindaspi/SC dá início às negociações de acordos e convenções coletivas referentes a 2019/2020, tanto para contemplar trabalhadores no ramo público como no privado.

Ações Sindicais
Neste mês de março, a Coordenação Estadual de Negociação Coletiva do Sindicato convoca trabalhadores nas empresas do ramo privado nas devidas regiões para assembleia de deliberações sobre as pautas de reivindicações a serem apresentadas aos sindicatos patronais. É necessário que as categorias entendam que é necessária organização e unidade na construção e andamento da campanha salarial, já que neste ano diversos direitos podem ser questionados, flexibilizados e até retirados pelos patrões, avalizados pela lei 13467-2017, da contrarreforma trabalhista.

Em meio às negociações, no mês de abril, o Sindicato fará visitas a diferentes empresas para falar com trabalhadores sobre a campanha salarial, a proposta de contrarreforma da Previdência e a Campanha Trabalhadores que Salvam Vidas, de doação de sangue na qual o Sindaspi/SC é parceiro do Hemosc.

O objetivo é ampliar a consciência das categorias e fortalecer os laços e as lutas com elas sindicalizadas. A licença maternidade de seis meses deve ser um ponto novo na pauta de reivindicações.

Convenções garantem direitos e reajustes acima do INPC
Anualmente, o Sindaspi/SC firma as convenções coletivas de trabalho com os sindicatos patronais Sescon /SC, Sescon/Grande Florianópolis e Sescon/Sul, como também firma acordos coletivos de trabalho com diferentes empresas.

No ano passado, entre outros direitos, as convenções garantiram a todos representados reajustes salariais de no mínimo 2%, 2,2% e 2,5% respectivamente, diante do índice de inflação de 1,69%,
 (data-base em maio) e 1,76% (data-base em junho), o que resultou em salários normativos que vão de R$1197,41 a R$1413,00, conforme as funções exercidas e regiões; vale-alimentação de R$ 11,22 a R$13,33 e auxílio-creche em valores de até R$192,80.

A quem trabalha em empresas representadas pelo Sescon/Sul, desde 2017 é direito 5% de aumento salarial a cada cinco anos completados em uma mesma empresa.  A data-base referente ao Sescon/SC e Sescon/Sul é 1º de maio e o 1º de junho é data base para o ACT com Sescon-Grande Florianópolis.

Foram ao todo 29 tipos de acordos assinados com 23 empresas, incluindo acordos de banco de horas, participação de lucros e resultados e horários flexíveis. Já nos ACTs gerais, foram garantidos reajustes entre 1,69 %a 5% nos salários, entre outros benefícios.

Já na base pública, até agora só foram firmados ACTs referentes a 2018 com a Cidasc e Epagri, constando reajuste de 1,69%, válidos a partir de 1º de junho de 2019. Para evitar atraso nas negociações deste ano ou até mesmo que o novo governo do Estado ignore a necessidade de um ACT, o Sindaspi/SC realiza assembleias entre os dias 11 a 15 de março.

O Sindaspi/SC convida cada um e cada uma a participar da luta por melhores salários e direitos. Fique atento às nossas notícias e fortaleça nossas ações!