23/11/2018 | Campanha Salarial Base Privada

Trabalhadores na Agrosatélite conquistam reajuste salarial acima da inflação

Na quarta-feira, 21, foi a vez de trabalhadores na empresa Agrosatélite, em Florianópolis,  aprovarem a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho válido para 2018/2019, a ser firmado pelo Sindaspi/SC e a empresa. A proposta aceita garante 3% de reajuste salarial diante do INPC calculado em 1,76% entre os meses de junho de 2017 e maio de 2018, vale alimentação de R$ 24 e auxílio creche de R$ 194,67 além do adicional de hora extra calculado em 65% e 110%; entre outros benefícios.
O salário normativo na empresa fica em R$ 1.363,33; de contínuo, mensageiro: R$ 1.214,37; Auxiliares e Assistentes Administrativos, Assistentes Financeiros e Caixas: R$ 1.427,58; motociclista no transporte de documentos e pequenos volumes R$ 1.214,37,  mais Adicional nos termos da legislação vigente.

Banco de Horas
A assembleia também aprovou banco de horas em sistema de acúmulo de uma hora de trabalho por uma hora de descanso, diferente da proposta pelo Sindicato para o Acordo, que seria de uma hora de trabalho para duas horas de descanso. Na ocasião, os trabalhadores pleitearam a proposta aprovada (1x1) pelo fato de acharem melhor maneira de compensar horas devido à liberdade de flexibilizar o horário conforme seus interesses.
O coordenador do Sindaspi/SC Daniel Nunes das Neves e a assistente em acordos e homologações Vera Justina aproveitaram para convidar os trabalhadores na empresa a fazerem parte do quadro de sócios do Sindicato e aproveitarem as vantagens e convênios da sindicalização, assim como divulgaram os projetos e Campanhas do Sindaspi/SC, como a campanha permanente de doação de sangue Trabalhadores que Salvam Vidas e do projeto Mulheres em Movimento.
De acordo com Daniel, o Sindicato é um instrumento de luta dos trabalhadores e vai seguir aquilo que categoria determina em assembleia, apesar de ser contrário à proposta. Os trabalhadores devem ter consciência de que os direitos são conquistas que não devem ser negociadas.