23/04/2018 | Campanha salarial da base pública

Adiada assembleia geral do dia 26 de abril. Nova data ainda será definida

Está adiada, ainda sem nova data, a assembleia geral unificada dos trabalhadores na Ceasa, Cidasc e Epagri que estava marcada para 26 de abril, quinta-feira, em Florianópolis.

O motivo é a negativa de resposta do Governo do Estado quanto à proposta de Acordo Coletivo de Trabalho aprovada pela categoria em assembleia no mês de fevereiro. Assim, o Comando reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 23, e avaliou que a melhor opção seria convocar a categoria com a resposta do Governo em mãos.
Até agora, o Secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Airton Spies, apenas enrolou a categoria com promessas de que seria garantida a reposição do INPC nos salários e cláusulas econômicas e a manutenção das cláusulas sociais. No entanto, na última semana, porém, o atual governador Eduardo Moreira afirmou em coletiva à imprensa que o Estado está quebrado e que não será feita qualquer reposição nos salários.
O estranho é que enquanto quer cortar verbas que podem fortalecer do serviço público, o governo deixa de cobrar dos empresários R$ 5 bilhões em impostos.
A data base é 1º de maio e de acordo com a nova lei trabalhista, a manutenção das cláusulas vigentes deixa de valer dia 30 de abril. Até esta terça-feira, 24, será emitida uma nota oficial do Comando com provável data da assembleia.

Sindicalistas vão ocupar Tribuna na Alesc dia 26

Na manhã de quinta-feira, dia 26, dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores nas empresas Ceasa, Cidasc e Epagri vão ocupar a Tribuna durante a sessão da Assembleia Legislativa para chamar atenção dos catarinenses sobre o descaso com os trabalhadores e da importância de fortalecer essas empresas para a geração de riqueza do Estado.
O requerimento para ocupar o espaço foi feito na última semana e tem apoio de oito
parlamentares, lideranças de partidos.