06/12/2021 | Campanha salarial da base pública

ATENÇÃO TRABALHADORES E TRABALHADORAS EPAGRI, CIDASC E CEASA

Muito cuidado com as migalhas e esmolas.

O SINDASPI/SC, há 2 anos, vem buscando de todas as formas facilitar as negociações com a Secretaria de Agricultura/Governo Estadual, propondo a reposição das perdas, mínimas e obrigatórias.

Por outro lado, o Governo do Estado negava essa reivindicação e argumentava que, em função da Lei Complementar no 173, de 20 de maio de 2020, decorrente da decretação do Estado de Calamidade Pública pelo Governo Federal, não poderia conceder qualquer forma de reajuste salarial/remuneratório, até mesmo as perdas inflacionárias.

Tendo em vista tais restrições, já na Campanha Salarial de 2020 o Sindaspi propôs justamente a reposição da inflação (INPC) e alguns avanços nas cláusulas sociais, a contar de janeiro de 2022, quando se esgota o prazo proibitivo da Lei Complementar no 173. Contudo, apesar desse tipo de arranjo ser legalmente possível, não houve interesse em atender a essa reivindicação dos trabalhadores por parte da Secretaria, das empresas e do próprio governo.

Da mesma forma, na Campanha Salarial 2021 estivemos abertos a discutir possibilidades que fossem legalmente viáveis e que, ao mesmo tempo, garantissem os direitos dos trabalhadores. No entanto, o que se viu foi um jogo de empurra, em que os diversos setores do governo (presidentes das empresas, secretário da agricultura, Casa Civil, GGG) empurravam o problema de um lado para outro, enquanto os trabalhadores amargavam uma crescente perda no seu poder de compra, diante de uma inflação cada vez mais fora de controle.

Agora, no apagar das luzes e nas vésperas das próximas eleições, o governo monta um verdadeiro circo para demonstrar sua benevolência e conceder a reposição da inflação do período, de 10,24% sem, no entanto, garantir que este percentual seja aplicado sobre as demais cláusulas econômicas, como Auxílio Creche e Auxílio Alimentação. Vale destacar que os alimentos foram um dos itens que mais sofreram com o processo inflacionário que o país vive nos últimos anos, a ponto de o Vale Alimentação ser insuficiente até mesmo para a aquisição de uma cesta básica.

Diante de concessões que têm sido feitas a outros setores do serviço público, o Governo não tem motivos para, além da reposição das perdas salariais, garantir alguns avanços para o tão desprezado setor da agricultura, responsável pela excelência da agricultura catarinense e por grande parte da movimentação econômica do estado.

Por fim, é preciso destacar que mesmo a reposição das perdas salariais mencionada anteriormente, que tem sido utilizada por diversos dirigentes das empresas e políticos ligados ao setor para autopromoção nas redes sociais, por enquanto não foi oficializada pela Secretaria da Agricultura.

Aguardamos a comunicação oficial da proposta, NUMA MESA DE NEGOCIAÇÃO, como recomendam as relações sociais e sindicais, para poder avaliá-la e para que possamos discutir como ficam as demais cláusulas econômicas e as cláusulas sociais.

A reposição das perdas salariais do último período, se confirmada, é o mínimo que o governo poderia se fazer. Mas precisamos lutar por avanços em outras áreas que estão desprezadas há bastante tempo

Sr. governador, Sr. Secretário e presidentes das empresas, exigimos que os trabalhadores, que dedicam sua força de trabalho nestas empresas como e garantem a excelência da agropecuária catarinense, sejam tratados com a dignidade e o respeito que merecem!