23/04/2019 | Campanha salarial da base pública

Campanha Salarial 2019/20: Sindaspi/SC realiza assembleias na Santur

Em prosseguimento à Campanha Salarial 2019/2020, o Sindaspi/SC realizou nesta segunda-feira, 22, assembleia geral com trabalhadores na Santur em Florianópolis e em Balneário Camboriú, onde foi deliberada a pauta de reivindicações a ser negociada com a empresa para o Acordo coletivo de Trabalho.

Neste ano, a proposta traz cláusulas que garante reajuste de 100% do INPC mais 3% de ganho real nos salários; vale alimentação de 25 reais mais reajuste integral do INPC; reajuste também no auxílio creche, que passa a valer 1158 reais; implantação de um plano de saúde vinculado ao SC Saúde; a formalização da jornada de trabalho de 30 horas e garantia de emprego até 2021. Apesar de a extinção da Santur esteja em debate por conta do projeto de lei complementar 08.4/2019, que trata da reforma administrativa do estado, proposta pelo governador, o pedido de fortalecimento da empresa também consta na pauta, assim como a ultratividade e a manutenção das cláusulas de acordos coletivos anteriores. Outro ponto aprovado foi que só serão beneficiários do ACT os associados ou quem contribuir com a taxa negocial, equivalente a quatro dias de trabalho no ano.
Os coordenadores do Sindaspi/SC, Daniel Nunes das Neves, Gilmar Espanhol e Elton Rochenback, aproveitaram a assembleia para discutir o ACT 2018/2019, que ainda não foi assinado.

Reforma Administrativa
O descaso da direção da empresa com os empregados e a incerteza do futuro deles na mesma foram assuntos debatidos na reunião. Alguns trabalhadores veem esse tipo de situação como assédio e dizem que é motivo de muitos perderem o sono. O Sindaspi/SC já oficializou dois pedidos de reunião com a presidenta da Santur para tratar da reforma e o futuro dos funcionários, porém não teve resposta até o momento.

Audiência Pública
Os coordenadores do Sindaspi/SC também convocaram os trabalhadores a participarem do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Empresas Públicas que acontece nesta quarta-feira, 24, durante a audiência pública que vai debater o futuro da Celesc e os riscos de privatização da Companhia.