05/11/2018 | Campanha salarial da base pública

Campanha Salarial Agricultura: Secretário Adjunto promete resposta sobre ACT até dia 9

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 5, na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, o coordenador do Sindaspi/SC, Gilmar Espanhol obteve a promessa do Secretário Adjunto, Athos Lopes Filhos, de que até a próxima sexta-feira, dia 9, os trabalhadores nas empresas Ceasa, Cidasc e Epagri devem ter uma resposta do governo quanto ao Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019. A reunião, marcada a pedido do Sindaspi/SC, teve o objetivo de cobrar do governo uma resposta efetiva sobre o ACT que ainda não foi assinado, deixando as categorias na expectativa desde maio sobre sua pauta de reivindicações.
O Secretário mostrou-se interessado em conceder o reajuste de 1,69% nos salários a partir de janeiro, porém sem retroativo. Gilmar Espanhol, no entanto afirmou que tão importante quanto conceder o reajuste é assinar o ACT com a cláusula de garantia de emprego até 2020 e garantia de que não serão implantadas mais formas de terceirização nas empresas. Na atual conjuntura econômica e política, totalmente nebulosa, onde os eleitos para o comando do estado e do país querem privatizar quase tudo que é público e minimizam parcerias comerciais com grandes compradores de produtos agrícolas catarinenses como a Argentina, é preciso garantir o emprego e o fortalecimento dessas empresas que prestam importante serviço à população.
Garantir as reivindicações como o reajuste, o emprego e a não terceirização é a chance de o governo de SC mostrar aos catarinenses a importância delas e o reconhecimento dos seus trabalhadores. Além de 30% da riqueza do Estado resultar do empenho desses trabalhadores, o Balanço Social 2017 da Epagri, divulgado em julho, demonstrou que cada real investido na empresa retornou em R$ 5,88 para a economia.

A reunião contou com a presença de representantes de outros sindicatos, que concordaram em aguardar a proposta e pensam em organizar conjuntamente algumas ações nos próximos dias.

Ainda não está confirmada oficialmente, mas uma nova audiência de conciliação deve acontecer até o dia 13 de novembro no Tribunal Regional do Trabalho, em Florianópolis.

O Sindaspi/SC chama a categoria a ficar atenta e mobilizada, pois nenhuma conquista vem sem a luta!