20/04/2018 | Campanha salarial da base pública

Ceasa/Cidasc/Epagri: Assembleia dia 26 vai pautar Campanha Salarial 2018/2019

Categoria aguarda resposta do governo

Os Sindicatos de trabalhadores nas empresas públicas da agricultura de SC convocam as categorias à Assembleia Geral Unificada que acontece em na Sede da Apaer (Associação de Funcionários da Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) no Itacorubi, em Florianópolis, dia 26 de abril, a partir das 8h30, para discutir sobre a campanha salarial 2018/2019. Antes da Assembleia, está programado um Ato Público no Palácio Barriga Verde.

Após seis reuniões para negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com o Secretário de Estaado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, até o dia 19 de abril, o Comando Unificado dos Sindicatos não obteve nenhuma resposta oficial sobre as pautas de reivindicações apresentadas. Apenas promessas de intenção de efetivar a reposição de - acordo com o INPC - para as cláusulas econômicas, a continuidade das cláusulas sociais, além da inclusão de cláusulas desconhecidas que remetem à lei 13467/2017, da contrareforma trabalhista.

Governador nega reajuste, mas dispensa R$ 5 bi em isenção fiscal
Ao contrário da promessa do Secretário, o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, negou em entrevista coletiva à imprensa na quarta-feira, 18, a reposição do INPC a qualquer segmento de trabalhadores no serviço público neste ano. O motivo seria o limite da Lei de (i)Responsabilidade Fiscal – SC já estaria usando 49% da sua receita com gastos de pessoal -  além da renegociação da dívida pública - que impede qualquer aumento nos gastos primários do governo por dois anos. Ele comentou que se o Estado fosse uma empresa, essa já teria fechado as portas. No entanto, o Estado não é uma empresa e tem o dever de garantir o bem estar e políticas públicas de qualidade para a população. Além do mais, é preciso é auditar a dívida pública que  em 1997 somava R$5,4 bilhões e desde aí já tirou dos catarinenses R$ 13,3 bi e ainda está contabilizada em R$ 9,3 bi, sem nenhum benefício à população.
De acordo com a economista do Dieese/SC Tamara Siemann Lopes, o governo de SC teria outras maneiras para aumentar seu caixa e lembra que SC pretende deixar de arrecadar R$5 bilhões de reais por isenção fiscal e mesmo assim acabou de diminuir de 17 para 12% a alíquota do ICMS recolhido sobre atividade industrial e atacadista.
Para melhorar a qualidade do serviço até agora prestado aos catarinenses e a ampliar as exportações dos produtos agrícolas para o mundo, é necessário fortalecer nossas empresas públicas e valorizar seus trabalhadores. Um importante passo seria destinar 5% do orçamento do Estado para o setor.
Uma Audiência Pública para debater o assunto está programada para o dia 9 de maio na Assembleia Legislativa.

Mobilize seu local de trabalho!
As reivindicações são justas e é preciso a participação de todos em mais essa luta se quisermos garantir nossos direitos. Mostre sua indignação junto aos colegas nos seus locais de trabalho, seja com fotos e cartazes ou faixas e envie as fotos para campanhaagricultura2018@gmail.com ou publique diretamente  no Facebook pessoal com as hashtags #TrabalhadoresnaAgriculturaSCemLuta e #EsquenteVocêTamémEssaLuta

Para possibilitar ampla participação, os Sindicatos vão viabilizar veículos para transporte em  diversas regiões. Basta procurar o representante sindical mais próximo.

Clique Aqui e acesse as fotos da Campanha na Página do SindaspiSC no Facebook.