15/10/2018 | Campanha salarial da base pública

Comunicado aos trabalhadores nas empresas públicas

Sobre a Campanha Salarial dos trabalhadores nas empresas públicas vinculadas à Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, a Coordenação do Sindaspi/SC escreveu e divulga o seguinte comunicado:

Florianópolis/SC, 15 de Outubro de 2018

"
O SINDASPI/SC vem através desse comunicado, repudiar os atos praticados pelo secretário de agricultura o Sr. Spies. Desde o mês de maio deste ano estamos tentando sentar para negociar com a secretaria da agricultura e sempre recebemos a resposta negativa sobre os avanços da negociação do ACT 2018/2019. Buscamos o judiciário para tentar auxiliar nessas negociações. O Sr Spies teve prazo para se manifestar e mesmo assim encaminhou a contra proposta com ajuste zero de reposição salarial. Na semana passada houve uma reunião com alguns sindicatos que fazem parte do Comando Unificado sem a presença do Sindaspi, desrespeitando na prática a união firmada entre todos os sindicatos da agricultura. Ficou claro que o Sindaspi/Sc  foi descartado pelo comando unificado.

Mesmo assim, sabendo dessa movimentação, buscamos explicação do Sr. Spies do porquê que não fomos chamados para essa reunião, este apenas respondeu que trará uma proposta para todos os sindicatos, sem entrar em maiores detalhes, alegando assim que não haveria necessidade de receber o Sindaspi. Parece que não somos bem vindos já que não abrimos mão do mínimo dos direitos dos trabalhadores da base do sindicato. Protocolamos um ofício solicitando esclarecimentos e uma nova reunião, nos mesmos moldes que ele fez com os outros sindicatos.

Também estamos articulando uma conversa com os dois candidatos no pleito do segundo turno das eleições para governador e fazer um protocolo formal dos resultados das discussões das audiências públicas e ver se eles assinam um compromisso formal com aqueles encaminhamentos de Fortalecimento das Empresas Públicas.

Se não assinarem ou não atenderem ficará claro o posicionamento deles. Ideal seria fazer em conjunto com todos os sindicatos este protocolo, mas como eles já estão fazendo as suas articulações sem a presença do Sindaspi, daremos os devidos encaminhamentos.
A coordenação está sempre alerta com movimentações adversar sobre a campanha salarial. Reforçamos a participação dos trabalhadores no interesse em resolver as questões do ACT 2018/2019 e do fortalecimento das empresas. São momentos turbulentos no país e não podemos perder o foco e o compromisso com os trabalhadores da base do Sindaspi. Afinal “SINDICATO É CADA UM DE NÓS”."