21/01/2021 | Campanha salarial da base pública

Epagri, Casacaresc e as Reuniões sobre o Casa Pasa

Entre os dias 12 e 19/01/2021 foram realizadas reuniões nas regiões do Estado para apresentação da nova proposta de mudança no custeio do plano de saúde da Epagri.

O que parecia ser algo tranquilo, já definido entre os sindicatos que representam os trabalhadores da empresa, acabou se transformando em algo polêmico, deixando a impressão que, em algumas dessas reuniões, que se não fossem virtuais, as discussões que foram mais acaloradas, com troca de ofensas, definitivamente iriam para as vias de fato. A leitura das entrelinhas dá a entender que a questão é política, uma vez que nos últimos anos esse referido sindicato sofreu derrotas nesse campo.

Quem participou de todas as reuniões notou que as perguntas e argumentos que vinham de representados por esse sindicato eram praticamente iguais, só mudando algumas palavras. Deu a impressão que fizeram uma oficina emergencial.

Embora não contemple em toda a sua plenitude os anseios dos trabalhadores, ficou claro que a proposta procurou manter a mutualidade e por esse motivo tem o apoio do Sindaspi, porém não abrindo mão da luta pelo aumento da participação da empresa no custeio do plano, uma luta permanente.

A Coordenação do Sindaspi parabeniza as instituições Epagri e Casacaresc pela iniciativa de buscar uma alternativa que amenize para os trabalhadores de menores salários e agradece o reconhecimento registrado em vídeo institucional por parte do Diretor Eleito Célio Haverroth, evidenciando que se a discussão está onde está, é por motivo das ações do Sindaspi, que vão desde contato permanente com as empresas e a SAR à levar a não assinatura do ACT até o limite.

A leitura da Coordenação é que apesar dos ventos às vezes não serem favoráveis, o Sindaspi está indo pelo caminho certo na luta pelos trabalhadores.

SINDICATO É CADA UM DE NÓS!