08/05/2023 | Campanha salarial da base pública

Jorginho corta investimento no serviço público, mas oferece 20 bi em isenções

Na véspera do 1° de maio, o governador Jorginho Mello publicou as resoluções 006/2023 e 007/2023 que implementam uma política de corte de gastos no executivo estadual. Uma das resoluções congela nomeações, promoções, salários e pagamentos de direitos de trabalhadoras e trabalhadores do serviço público, outra corta gastos como reformas de escolas, manutenção da rede de água e esgoto, placas de trânsito e maquinário para conservação de rodovias.

De acordo com o Governo, o PAFISC, ajuste fiscal do Estado de Santa Catarina, busca “compensar a queda da receita” provocada pela redução do ICMS dos combustíveis, mas o próprio Portal da Transparência do Estado de Santa Catarina mostra que a arrecadação continuará crescendo em 2023 sem justificar esse tipo contenção de gastos. Ao mesmo tempo, Jorginho pretende abrir mão de arrecadar mais de R$ 20 bilhões em impostos que deixarão de ser cobrados de megaempresas instaladas no Estado.

Mobilização já, não podemos aceitar.

SINDICATO É CADA UM DE NÓS!