29/03/2022 | Campanha salarial da base pública

Pautas das Empresas Públicas da Secretaria da Agricultura são protocoladas

De acordo com o cronograma estabelecido pela Comissão de Negociações do SindaspiSC, hoje foi um dia intenso de reuniões, articulações e cobrança referentes as negociações salariais das empresas públicas da agricultura.

Uma dessas agendas foi o protocolo das Pautas de Reivindicações aprovadas das Empresas Epagri/Cidasc e Ceasa pelos Trabalhadores no ultimo dia 25 de março. Presentes na reunião os Coordenadores Daniel das Neves, Ezequiel da Costa, Elton Rockenbach, Noberto Cidade e acompanhado pelo Assessor Jurídico Dr. João Carlos Santin. As pautas foram entregue em mãos ao Secretário Altair Silva, que informou que está deixando o cargo nessa semana devido ao prazo de desincompatibilização eleitoral. Diante da informação de que o Secretário Adjunto Ricardo Miotto vai assumir o cargo, os representantes do SindaspiSC solicitaram então a participação na reunião, visto que assumiria as negociações a partir de semana que vem, o que foi acatado.

Foi transmitido ao Secretário o total descontentamento da base representada principalmente quanto a demora das negociações, o que tem resultado na perda da retroatividade. Essas perdas acumuladas e com índices de inflação que destroem o poder de compra do trabalhador, está cada vez mais difícil a base do SindaspiSC conseguir colocar comida na mesa de suas famílias, pois o valor do Vale Alimentação não compra nem uma cesta básica em Santa Catarina. Por sua vez, Altair informou que compreende e que por ser um ano político, a tendência é chegar pelo menos na recomposição da inflação dentro da data base, pois seria muito desgastante para um governo que busca uma reeleição essa situação.

Quanto as demais solicitações, essas devem ser tratadas pelo novo Secretário, porém uma das reivindicações antigas e cobrada em mesa pelo sindicato (escala de trabalho nas barreiras sanitárias) deve ser composto nos moldes que há anos lutamos para que se regularize (formato 24x96).

No início da próxima semana todas as pautas já devem estar a disposição do Grupo Gestor de Governo e estaremos exigindo o retorno com proposta.

Vamos fazer uma campanha forte e efetiva, contando com a participação dos Trabalhadores nessa luta.

Exigimos Respeito e Dignidade, e isso passa pela valorização da política salarial.

Sindicato é cada um de Nós!