05/04/2019 | Campanha salarial da base pública

Protocolada nas empresas Cidasc e Epagri a pauta de reivindicações dos trabalhadores para o ACT 2019

Foi protocolada neste cinco de abril, sexta-feira, a pauta de reivindicações dos trabalhadores na Cidasc e na Epagri, referentes ao Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020. Agora, o Sindaspi/SC aguarda retorno das empresas para começarem as negociações sendo o objetivo firmar o ACT até 1º de maio, data-base. A proposta foi dia 16 de abril. A pauta a ser negociada com a Ceasa será protocolada na próxima semana com a proposta de mesma data de reunião.
A pauta foi aprovada na assembleia geral realizada de forma regionalizada de 11 a 15 de março, em diferentes locais.

Reivindicações
Além do reajuste de 100% do INPC nas cláusulas econômicas, os trabalhadores querem: 3% de aumento real nos salários; a contribuição das empresas de 4,5% sobre o valor da folha de pagamento para o Plano de Saúde; licença adotante tanto à empregada como ao empregado; estabilidade de seis meses às mulheres após o parto; o fim da terceirização, escala de 24 x 96 horas pra quem trabalha nas barreiras sanitárias; a garantia de emprego até 30 de abril de 2021 somente aos sócios do Sindaspi/SC. Também pedem ultratividade do Acordo até que o próximo seja firmado; o adicional de insalubridade às categorias profissionais dos médicos veterinários, agrônomos, engenheiros, químicos e farmacêuticos sobre o valor de R$ 5.814,00 e para as outras categorias um percentual calculado sobre a remuneração fixa do trabalhador.

O aumento do orçamento estadual voltado às empresas publicas da agricultura com objetivo visando o seu fortalecimento é outro ponto da pauta que, além disso, determina que só serão beneficiados no ACT os sindicalizados e os que autorizarem descontos de contribuição.

Acesse por aqui a pauta