/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php

31/08/2021 | Campanha salarial da base pública

Reunião de negociação ACT Cidasc

Atendendo em partes a reivindicação do sindicato (visto que a reunião previamente agendada seria com o presidente da empresa) o SindaspiSC foi recebido pelo diretor institucional Marcos Pacheco para tratar sobre assuntos inerentes em relação a negociação coletiva. A alegação do presidente para não presente na agenda por ele mesmo proposta, é de que teria surgido imprevistos em relação a temas de nevrálgicos, importando inclusive em seu deslocamento para Brasília, segundo informou o diretor.

Representando os empregados da Cidasc, Daniel das Neves e Norberto Cidade apresentaram ao diretor os principais itens e angústias da pauta de reivindicações que precisam e tem possibilidade de avançar na Cidasc, quais sejam: reposição das perdas para janeiro, escala de trabalho, vale alimentação, BH negativo da pandemia, plano de saúde e concurso público.

Sobre a escala de trabalho o SindaspiSC deixou claro ao diretor que essa é uma bandeira de luta muito antiga do sindicato, inclusive objeto de várias audiências no MPT. Marcos informou que foi feito uma pesquisa interna entre os empregados diretamente atingidos pelas escalas no qual participaram em torno de 75% dos empregados e dentre estes 93% dos votantes optaram pela escala 24 por 72, alegando que essa escala seria sugerida ao grupo gestor, mesmo sem o pleito do sindicato. Daniel esclareceu que a escala sempre foi prioridade do sindicato, porém deixou de estar na pauta anterior simplesmente pelo fato de que estava sendo aplicada, e estrategicamente não merecia melhor debate visto que estava implantada, o que em melhor análise diante do cenário apresentado, restaria prejuízo apenas para a empresa, nenhum para o empregado.

Em relação ao banco de horas da pandemia e também ao plano de saúde (subsídio diferenciado como na Epagri), o diretor se comprometeu em conversar com o presidente e dar uma resposta até na semana que vem.

Referente ao PCCS que é um pleito antigo a revisão, Marcos informou que já existe uma proposta de revisão que busca retornar benefícios do PCS anterior, como progressão de função por qualificação. Questionado sobre concurso público, o diretor respondeu que está em fase de conclusão o Edital, para ser lançado ainda esse ano, principalmente para a área administrativa, agrônomos e técnicos agrícolas, que é um quadro no atual cenário de muita carência na Cidasc.