01/08/2020 | Campanha salarial da base pública

Saiu a Primeira Rodada de Negociação da Base Pública

No dia de ontem, 30 de Julho, teve a primeira reunião que compõe as rodadas de negociação do ACT 2020-2021 das empresas públicas Epagri, Cidasc e Ceasa, estas vinculadas a Secretaria de Agricultura do Estado de SC. As expectativas de uma reunião que levasse a uma negociação benéfica aos trabalhadores foi frustada e simplesmente reforçou o que o secretário das finanças do estado Sr. Paulo Eli, em reposta ao oficio do TRT-12 em função das demandas do Sindaspisc em dissídio coletivo deste sindicato, no qual ele apresenta as diretrizes de negociação para este ano.

As diretrizes apresentadas remetem a nenhum  reajuste financeiro que majorem a folha de pessoal das empresas e ainda a renovação das cláusulas sociais do ACT 2019 2020.

Para nossa supresa o Dr Carlos Magno, jurídico da SAR, relatou que a intensão do GGG é não renovar a cláusula de garantia de emprego, o que contraria as próprias diretrizes apresentadas. Cabe a pergunta. O que está valendo, o que se escreve a um tribunal ou que se fala em reunião?

A nova prorrogação do ACT será apresentada pelo GGG breve, pois a atual prorrogação encerra hj dia 31 de Julho e com a proposta de ser para mais 90 dias. O Sindapisc apresentou a proposta de prorrogação até o final do ano em função de uma série de incertezas que cercam o momento da pandemia causado pelo COVID-19 os quais dificultam as negociações das cláusulas financeiras.

O próximo passo será reuniões de forma a discutir as demandas em separado por sindicatos ou grupo de sindicatos com demandas em comum.O cronograma das reuniões será enviado pela SAR.

Os trabalhadores(as) da base do Sindaspisc precisam ficar atentos a mais esta tentativa de redução salarial e da posiibilidade de perda de emprego em plena pandemia. Um governo que não respeita e desvaloriza os profissionais que em momento algum pararam de trabalhar, colocando suas vidas em risco, só demonstra o seu perfil neoliberal e contrário as necessidades e direitos conquistados pelos trabalhadores.

Sindicato é cada um de nós.

Resposta do GGG dando as diretrizes para as negociações