01/03/2023 | Campanha salarial da base pública

Santur SA: Com muita cobrança, proposta de Acordo Coletivo de Trabalho avança!

O Sindaspi já vem alertando há algum tempo nas suas redes de comunicação a situação precária dos funcionários da Santur SA. A Empresa foi extinta com a Lei Complementar 741/2019-SC e após a entrada em vigor da lei, os empregados tiveram congelados seus direitos, mantendo a vigência do ultimo acordo celebrado. Depois de uma interpretação da PGE no governo passado que possibilitou a homologação do ACT da COHAB, empresa que também se encontra em liquidação assim como a Santur SA, foi feita Assembleia com os empregados para deliberar sobre a negociação coletiva, visto que foi aberto precedente e é possível viabilizar a negociação de um ACT nessas condições de liquidação.

Foram quatro protocolos desde a Assembleia que definiu a Pauta de Reivindicações, inclusive esse ano, com o intuito de mostrar ao novo governo que apenas o governo é novo, mas as reivindicações são antigas.

Na tarde de hoje recebemos uma contra proposta referente ao Acordo Coletivo de Trabalho da Santur. Porém de acordo com o Liquidante Luciano da Silva Spindola,  a proposta acordada com o GGG deverá seguir os mesmo parâmetros da COAHB. Segundo informações, o Grupo Gestor alega que somente será possível acordar nesse sentido, respeitando o princípio da isonomia. De acordo com a proposta, será aplicado o reajuste de 15,83% a partir de 01/01/2022 e o reajuste de 12,47% a partir de 01/05/2022, com retroatividade as referidas datas, com a renovação das demais cláusulas.

Como foi deliberado Assembleia permanente até o final das negociações, o Sindaspi já conversou com os trabalhadores e agendou a apreciação da proposta para sexta feira (03/03) às 15:00hs e segunda convocação.

Sindicato é cada um de Nós!