11/05/2023 | Campanha salarial da base pública

SAR chama reunião às pressas com os sindicatos

Na tarde desta quinta-feira foi realizada uma reunião chamada com urgência pela Secretaria da Agricultura com participação do Grupo Gestor de Governo com os sindicatos que representam os trabalhadores das empresas públicas da agricultura.

As mobilizações de trabalhadores nas unidades do interior e a pressão sobre o governo e os parlamentares na ALESC repercutiram no centro de governo que pela primeira vez chama a negociação com os sindicatos.

O Secretário Marcio Cassol Carvalho, do GGG foi pessoalmente recepcionar os sindicalistas na sede da Secretaria e Estadual da Agricultura.

SAR chama reunião às pressas com os sindicatos - SINDASPI-SC

O argumento de que não há dinheiro para pagamento do aumento não foi aceito pelas lideranças sindicais que desde o início deste governo tem demonstrado em várias atividades realizadas a situação fiscal do estado. Para os sindicatos o governo desconsidera as propostas feitas pela categoria e protocoladas no último 15 de março com a solicitação da reposição da inflação nos salários e o ganho real de 3% a exemplo do que vem acontecendo em diversas categorias profissionais e econômicas em todo o país.

SAR chama reunião às pressas com os sindicatos - SINDASPI-SC

O desrespeito com as negociações já é conhecido, pois são praticadas por diversos governos consecutivos. Essa é a terceira vez em 10 anos que há uma reunião com o GGG, a primeira foi durante audiência judicial do dissídio coletivo há alguns anos e a segunda foi em 2022 quando quase mil trabalhadores e trabalhadoras se deslocaram para Florianópolis para exigir as negociações salariais. Esta reunião de hoje foi a primeira por iniciativa do grupo gestor, embora não tenha sido acenado com nenhuma proposta concreta.

As mobilizações dos servidores e servidoras do estado devem se intensificar com a realização das assembleias regionais unificadas previstas para o dia 23.

O edital de convocação já foi publicado e garante a participação de todos os servidores com a liberação do ponto para a participação na assembleia.

O Sindaspi orienta seus representados a manter as mobilizações e manifestações em todas as unidades das empresas públicas da agricultura, pois só essa mobilização vai garantir essa mesa de negociação com possibilidades de avanços.

Mobilização Já!

Sindicato é cada um de Nós!