03/06/2022 | Campanha salarial da base pública

SAR contraria informação do GGG aos trabalhadores na mobilização e nega autonomia de negociação nas cláusulas sociais.

Na tarde de ontem (02/06), os sindicatos representantes dos trabalhadores das empresas públicas da agricultura participaram de reunião com o negociador do governo nomeado pela SAR, o consultor jurídico José Silvestre Cesconetto Jr.

Ao contrário do que foi afirmado pelo Grupo Gestor de Governo na reunião ocorrida no dia da mobilização dos trabalhadores no Centro Administrativo, de que as cláusulas sociais deveriam ser negociadas diretamente com a Secretaria da Agricultura, Cesconetto informou que não recebeu por parte do GGG nenhum documento formal autorizando essa negociação, estando autorizado a tratar apenas da reposição do INPC no salário e no Vale Alimentação, assim como a renovação integral das demais cláusulas do Acordo Coletivo anterior.

Vale destacar que há diversas questões importantes que não são contempladas por essa proposta da SAR, como é o caso da escala de trabalho nas barreiras sanitárias, a contagem do tempo do período da pandemia para a licença especial, o aumento do tempo da hora compensada que refletirá nas horas devidas na pandemia, o Pré-Acordo para diminuir a insegurança e ameaça de cortar os direitos já adquiridos enquanto se negocia, ou seja, são exemplos de cláusulas que não resultam em impacto econômico.

Os sindicatos prontamente rebateram com veemência tal postura e exigiram a inclusão das alterações já aprovadas nos Conselhos de Administração das empresas. Seguindo a informação passada pelo GGG na reunião, esse seria o procedimento a adotado e o Grupo Gestor só se manifestaria em relação as cláusulas com impacto econômico. Porém, ao que tudo indica, mais uma vez ou eles não se comunicam ou estão nos enrolando.

Os sindicatos lembraram ao representante da SAR que, por unanimidade, os trabalhadores deliberaram na assembleia do dia 31 pela aprovação do Estado de Greve e que não vamos aceitar qualquer tipo de retrocesso em relação aos avanços conquistados, principalmente no que diz respeito à autonomia da SAR para negociar as cláusulas que não tenham impacto econômico e essa conquista histórica precisa ser respeitada.

Por isso, convocamos os trabalhadores para que se mantenham atentos e mobilizados, pois nossa luta ainda não terminou e só se encerrará com a efetiva assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho deste ano.