09/11/2018 | Campanha salarial da base pública

SECRETARIA DE AGRICULTURA PROPÕE REUNIÃO COM SINDASPI/SC DIA 14

Em e-mail enviado ao Sindaspi/SC ainda na quinta-feira, dia 8, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca adiantou que o governo do Estado se dispõe a atender o Sindaspi/SC na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro, para “discutir as cláusulas sociais e a manutenção da estabilidade de emprego” do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 a ser firmado com as empresas Ceasa, Cidasc e Epagri. Conforme a mensagem recebida, está fora de cogitação qualquer correção salarial de acordo com o INPC.

Ainda em assembleia unificada, dia 17 de maio, os trabalhadores recusaram a proposta de reajuste zero e deliberaram pelo Estado de Greve. Na ocasião, o reajuste de zero por cento foi recebida com surpresa inclusive pela maioria dos deputados estaduais que aprovaram em plenário na Assembleia Legislativa uma moção de apoio aos trabalhadores e solicitando ao governador que concedesse ao menos o INPC, contabilizado em 1,69%.

Oito meses após a data-base, a coordenação do Sindaspi/SC vê com preocupação a manutenção da proposta do governo, dado que a última nota técnica emitida pelo Dieese dia 7 de novembro apontou que a Capital catarinense teve a cesta básica mais cara das capitais brasileiras no mês de Outubro (R$ 450,35), bem como todos os produtos sobem de preço, menos o salário do trabalhador.

A Coordenação do Sindaspi/SC chama a categoria pra ficar atenta à proposta que será apresentada e mobilizada para que sigamos fortes nessa luta.