22/03/2019 | Campanha salarial da base pública

Sindaspi/SC consegue garantia de emprego e plano de saúde para trabalhadores na Ceasa

Governo aceitou as reivindicações em audiência de Dissídio Coletivo no TRT

Em audiência no Tribunal Regional do Trabalho de SC, realizada dia 21 de março, sobre o Dissídio Coletivo de 2018/2019 ainda não firmado entre Sindaspi/SC e Ceasa, o Sindicato conseguiu incluir o plano de saúde com participação da empresa (sob 4% do faturamento) e a garantia de emprego até este mês de novembro. A audiência foi presidida pelo vice-presidente do Tribunal, Roberto Basilone Leite.
As duas cláusulas eram reivindicadas pela categoria e negadas pelo Conselho de Política Financeira do Governo do Estado, que dessa vez foi intimado a enviar representante à audiência. Em primeira hora, a posição do presidente do CPF, Paulo Eli, continuou a negá-las, mas foi convencido a ceder após a argumentação da Coordenação do Sindaspi/SC e de sua assessoria jurídica de que os trabalhadores aguardavam, com assembleia suspensa, a isonomia de direitos entre os colegas das empresas Cidasc e Epagri. O coordenador sindical Daniel Nunes das Neves questionou: se atualmente, 2007 trabalhadores, na Cidasc e na Epagri, têm garantia de emprego e plano de saúde, como explicar aos 34 que trabalham na Ceasa que eles não podem ter os mesmos direitos? A cláusula da garantia de emprego saiu do ACT em 2013.

Governo quer vender a Ceasa

Paulo Eli não demonstrou contrariedade em implantar o plano de saúde na empresa, mas que não poderia conceder a garantia de emprego na Ceasa por motivo das dificuldades financeiras do estado por ter que pagar os R$ 12 bilhões de dívida pública com a União e, se conceder “depois, não tira mais”.  O presidente do CPF falou que para repor o déficit atual no tesouro estadual o governo está fazendo levantamento de recursos que tem. “Teremos que alienar todos os imóveis do estado”, disse, alegando que a Ceasa não é empresa de fundamental importância pra Santa Catarina e que este tipo de cláusula não era pra constar no ACT das outras duas empresas vinculadas à Secretaria de Agricultura e da Pesca. Essas empresas não dão lucro, completou.
O Sindaspi/SC chama a atenção de todos os trabalhadores para o objetivo privatista do governo. Enquanto buscamos fortalecer a agricultura familiar e proporcionar a segurança alimentar da população catarinense, entra governador, sai governador e a política aplicada é dos coronéis de desmonte das empresas públicas que, mesmo com descaso, proporcionam 30% do PIB catarinense.

Assembleia dia 28, às 14h30
Para que a categoria possa deliberar sobre a proposta final do ACT, o Sindaspi/SC realizará assembleia geral com os trabalhadores nesta-quinta-feira, 28, às 14h30, no auditório da empresa.
O coordenador do Sindicato fez questão de ressaltar a importância da presença do presidente do CPF: - Essa foi a primeira vez em anos, que podemos dizer que houve uma verdadeira negociação entre as partes, disse Daniel. Começaram negando, mas conseguimos sensibilizar para a o avanço da contraproposta. Agora depende dos trabalhadores deliberarem sobre ela.