06/04/2018 | Campanha salarial da base pública

Trabalhadores das empresas públicas da Agricultura pedem ao novo governador valorização e agilidade na Data-Base

Dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores nas empresas Ceasa, Cidasc e Epagri estiveram em frente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) neste dia seis de abril, sexta-feira, reivindicando a valorização dos trabal

hos e o cumprimento da data-base 1º de Maio sem retrocessos a Eduardo Pinho Moreira, que no momento tomava posse do Governo do Estado.

Diversos representantes políticos e governamentais receberam em mãos um panfleto e avistaram as faixas expostas pelos trabalhadores na entrada do Palácio Barriga Verde. Um deles foi o Secretário de Agricultura e da Pesca, Airton Spies, que prometeu agendar nova  rodada de negociação para semana que vem. Ele aguarda a nova composição do Conselho Político Financeiro do Governo, órgão que repassa as diretrizes para a negociação, já que foram promovidas mudanças nos cargos de confiança com o novo governador.

Representantes do Comando Unificado dos Sindicatos reúnem-se desde ano passado,  com o então Secretário de Agricultura Moacir Sopelsa e com seu adjunto , Airton Spies a fim de adiantar a assinatura do Acordo Coletivo, o que ainda não aconteceu.

Dados do Dieese demonstram que a folha de pagamento de pessoal na Cidasc e Epagri em 2017 representou 5,60% do orçamento estadual enquanto a agricultura gera 30% do PIB de SC, Os dados também mostram que a reposição conforme o INPC nos salários dos trabalhadores nessas duas empresas aumentaria em somente 0,06% em comparação com 2017.

Com objetivo de garantir direitos adquiridos até agora, o fortalecimento das empresas públicas  do setor assim como o reajuste salarial, os Sindicatos chamam as categorias a realizarem manifestações nos locais de trabalho portando cartazes e faixas com suas reivindicações.

Assembleia Geral e Audiência Pública dia 26
Os Sindicatos organizam uma Assembleia Geral Unificada na Apaer, em Florianópolis, para o dia 26 de abril para deliberar sobre a esperada resposta do governo às reivindicações e também a realização de uma nova Audiência Pública sobre o fortalecimento das três empresas públicas da Agricultura. Este tema também tem sido tratado com bastante atenção pelos Sindicatos e tem o apoio e a presença da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Alesc em um grupo de trabalho parlamentar. Um dos objetivos do GT é ampliar para 5% os investimentos do Estado no Setor, que hoje não passa de 2,4%. O Comando vai garantir ônibus e alimentação aos interessados.
A participação de todos nesses eventos é essencial para que não haja nenhum retrocesso em direitos e nem mais perdas salariais acumuladas. Esquente você também essa luta!