29/03/2019 | Campanha salarial da base pública

Trabalhadores na Ceasa aprovam proposta com garantia de emprego e plano de saúde

Em assembleia convocada pelo Sindaspi/SC, neste dia 28 de março, quinta-feira, trabalhadores na Ceasa/SC aprovaram a recente proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) válido para 2018/19 com cláusulas que garantem emprego e plano de saúde. Foi uma vitória importantíssima diante das reformas administrativas que estão nas pautas dos governos e da nova lei trabalhista que ameaçam, juntas, direitos e empregos. Até porque na última audiência sobre o Dissídio Coletivo no Tribunal Regional do Trabalho de SC, o Secretário da Fazenda do Estado, Paulo Eli, falou que a privatização da Ceasa é uma possibilidade.

O Acordo terá mudanças em relação ao ACT de 2017, como: o reajuste de 1,69%, a partir de 1º de junho deste ano, nos salários e no vale alimentação - que passa a valer R$ 22,44; liberação de ponto de seis dias para cada dirigente sindical na empresa para atividades relacionadas ao sindicato; além da garantia de emprego de um ano e meio - a partir de 1º de maio de 2018-, e a implantação do Plano de Saúde com participação de 4% sobre a folha líquida da Ceasa. A grantia de emprego havia sido eliminada do ACT a partir de 2014 e o plano de saúde era promessa há anos.

O próximo passo é transmitir a decisão ao TRT, à empresa e ao Conselho de Política Financeira do governo do Estado e então homologar o ACT no Ministério do Trabalho e Emprego.

Essa foi uma demonstração de quanto a luta dos trabalhadores pode ser vitoriosa com a atuação conjunta com o Sindicato.