22/11/2018 | Campanha salarial da base pública

Trabalhadores nas empresas públicas da Agricultura de SC obtém mais um apoio na Alesc

Depois do cancelamento da reunião que ocorreria na terça-feira de manhã, 20, com o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, representantes dos Sindicatos de trabalhadores nas empresas Ceasa, Cidasc e Epagri, vinculadas a essa Secretaria estiveram na Assembleia Legislativa em conversa com os parlamentares em busca de apoio ao reajuste salarial de 1,69%. Na ocasião, os deputados Darci de Mattos e Milton Schaeffer encaminharam ao presidente da Alesc uma nova indicação de proposição que solicita ao governador Eduardo Pinho Moreira o reajuste calculado pelo INPC. Essa proposta soma-se às outras indicações de número 0284.3/2018; 285.4/2018 e 0286.5/2018, todas de autoria do deputado Dirceu Dresch, em maio, que solicitavam, respectivamente: a sustação da resolução número 02/2018 do GGG; uma audiência entre o Governo do Estado e o Comando Unificado dos Sindicatos e a revisão do congelamento dos reajustes para os servidores estaduais. Além disso, foi aprovada na época, em Plenário na Alesc, uma moção de apoio ao reajuste salarial dos trabalhadores nas empresas. Nada teve sucesso, até o momento.

A preocupação maior dos sindicalistas atualmente é sobre quem vai ocupar a Pasta da Agricultura e as declarações do futuro governador sobre o enxugamento e cortes “de gastos” com o setor público estadual. As empresas são de importância estratégica para o Estado e os seus trabalhadores grandes responsáveis pela riqueza estadual e gerada no setor, que chega a 30% do PIB catarinense.
Fiquemos atentos às próximas mobilizações.