22/03/2019 | Contrarreforma da Previdência

Dia 22 de março é Dia Nacional de Lutas em defesa da Previdência

Estão programadas atividades em diversas cidades do País e em SC

Esta sexta-feira, 22 de março, no Brasil, marcada como Dia Nacional de Lutas em Defesa da Previdência Social com atos públicos e diversas atividades organizadas em diversas cidades do país para informar a população sobre o risco de desmonte da Previdência que está por trás do Proposta de Emenda à Constituição nº 6/2019, do governo Bolsonaro. Essa é uma etapa na construção da greve geral para barrar o desmonte.

O projeto foi entregue dia 20 de fevereiro pelo próprio presidente ao Congresso e começou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Na CCJ deve ser analisada previamente a admissibilidade do texto em cinco sessões. Após, a proposta terá seu conteúdo analisado por uma comissão especial para o exame do mérito da proposição. Essa comissão terá o prazo de 40 sessões do Plenário, a partir de sua formação para aprovar um parecer e depois será votada em Plenário e então seguirá para o Senado. Para uma emenda ser promulgada, o mesmo texto precisa ter sido aprovado pelas duas Casas.

Nesta quinta-feira, 21, foram definidas duas primeiras audiências públicas a serem realizadas na Casa. A primeira será com o ministro Paulo Guedes e a segunda com seis deputados federais, dois a favor, dois contrários e dois considerados independentes.

O projeto muda diversos pontos sobre a aposentadoria, sobre recebimento de benefícios e pensões e estabelece um regime de capitalização que isenta o empregador e o governo de pagarem suas devidas proporções, fazendo com que a aposentadoria seja financiada apenas pelo trabalhador. Experiencia como essa foi implantada no Chile, onde o valor da aposentadoria ficou reduzido a um terço de salário mínimo, motivo que levou muitos idosos ao suicídio por não ter condições de vida suficientes depois de trabalharem anos.

As Centrais Sindicais elaboraram material com principais mudanças acerca da aposentadoria como o aumento da idade, período de contribuição e proporcionalidades. O Sindaspi /SC convida você a ler, compartilhar e participar das atividades no Estado. Para ler o material clique aqui

Horário das atividades previstas para o Estado

Florianópolis: Ato com concentração no Ticen, às 17 horas

Joinville: Ato na Praça da Bandeira, às 14 horas.

Itajaí: Ato em frente à Igreja Matriz, às 16 horas

Blumenau: Concentração às 10 horas, em frente ao INSS

Lages: Panfletagens em diversos locais e horários na cidade e no final da tarde uma aula pública.

Laguna: Ato às 14 horas na Praça Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público