20/02/2019 | Contrarreforma da Previdência

Florianópolis: aula pública orienta trabalhadores sobre contrarreforma da Previdência

Uma plenária nacional de trabalhadores foi organizada em São Paulo, na Praça da Sé, para definir metas de lutas contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 6/2019, referente à contrarreforma da Previdência, entregue neste dia 20 pelo presidente Jair Bolsonaro aos presidentes da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.  Como resistência, foi formada também a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, que aconteceu em pelo menos 11 estados do país, com o objetivo de traçar uma agenda de ações contra a proposta de Paulo Guedes, ministro da Economia.
A proposta que traz mudanças e muitos prejuízos aos trabalhadores brasileiros à população brasileira também foi rechaçada em Florianópolis, onde foi realizada uma aula pública sobre a Contrarreforma da Previdência pelo Olhar dos Trabalhadores. A aula foi promovida por sindicatos e centrais sindicais juntamente com o Dieese-SC e foi ministrada pelo supervisor técnico do Dieese/SC José Álvaro Cardoso, que alertou a todos sobre significado dessa proposta para os trabalhadores e sobre a importância de se manter a Previdência pública e solidária. De acordo com José Álvaro, a Previdência hoje é o melhor instrumento de distribuição de renda no país e 100 milhões de brasileiros dependem dela para viver.
Após a aula, outras lideranças sindicais fizeram uso da palavra criticando a proposta e reafirmaram que uma contrarreforma como essa na Previdência vai causar muitos prejuízos também para a Saúde e Assistência Social, pois as três juntas formam a Seguridade Social no País.
Para assistir à aula, que foi transitida ao vivo, clique no link:

Assista também às entrevistas com algumas das liderancas sindicais presentes na atividade em nossa página no Facebook: