Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


21/10/2019 | Contrarreforma da Previdência

O Caos do Chile Pode Ser o Futuro do Brasil

Guedes Defende Nova Modalidade de Contratação Trabalhista.


O ministro da Economia defendeu uma nova modalidade de contratação trabalhista, por meio da chamada carteira de trabalho verde e amarela, proposta de campanha de Bolsonaro. Essa nova carteira seria a porta de entrada para o regime de capitalização previdenciária, que o governo pretende implantar. O ministro negou, no entanto, que a medida constará na Reforma da Previdência, a ser apresentada nas próximas semanas.

Guedes voltou a criticar o atual sistema previdenciário e a legislação trabalhista baseada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e admitiu que talvez não utilize o texto da reforma da Previdência que tramita na Câmara dos Deputados. Disse ainda que o sistema de capitalização que o governo pretende implantar no país vai acelerar o crescimento econômico, aumentar a produtividade e os salários.

O Exemplo de Economia Neoliberal do Chile.

A economia neoliberal chilena, apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como um “modelo” para o Brasil, mostrou sua verdadeira face com os violentíssimos distúrbios.

A razão detonadora foi o aumento do preço da passagem do metrô, mas é evidente que isso foi apenas estopim de uma crise econômica muito mais profunda e cujas sementes estão no mesmo tipo de política “ajustista” que se pretende aplicar no Brasil, visando à valorização dos ativos financeiros, através da deflação e da redução dos benefícios aos mais pobres, aumentando a parcela da economia reservada para a concentração de renda e riqueza. Tudo em nome do mercado.

Usar o Chile como modelo para o Brasil já demonstra pouca inteligência, porque nada tem a ver a configuração geográfica, demográfica, produtiva, histórica de um País muito especializado, como é o Chile, com um grande País, um dos cinco maiores do mundo, como é o Brasil, que tem um contexto infinitamente mais complexo e incluindo outro tipo de inserção global. O Chile está aí como prévia do que pode levar o sistema neoliberalista, e suas trágicas consequências, para os mais pobres.

Especialista chileno em Previdência desmente 'fake news' de Paulo Guedes.

“Apesar dos subsídios estatais, 80% das aposentadorias pagas no Chile estão abaixo do salário mínimo e 44% estão abaixo da linha da pobreza. O sistema fracassou e seria uma completa loucura implementá-lo no Brasil”, afirmou Andras Uthoff , consultor do Instituto Igualdad e professor da Universidade do Chile.

Devido à “falta de transparência” e à “desinformação” ditada pelos conglomerados midiáticos, que respondem aos “poderes econômicos e financeiros”, “as pessoas não se dão conta do quão mau é este sistema até que se aposentem”.“A realidade está se impondo, demonstrando que a capitalização é um desastre. A realidade é nossa melhor aliada”.

Fonte:
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Seguridade/Especialista-chileno-em-Previdencia-desmente-fake-news-de-Paulo-Guedes/63/43841
https://jornalggn.com.br/politica/explode-o-modelo-chileno-de-paulo-guedes-por-andre-motta-araujo/