Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


06/06/2013 | Desigualdade social / Fome

Desigualdade Social: Quem é o dono do mundo?

O principal economista investigador do Banco Mundial revelou que 8% das pessoas que dispõem de maiores fundos no mundo obtêm até 50% de todos os ingressos do planeta.

"A desigualdade mundial é muito maior do que a desigualdade dentro de qualquer país em concreto?, declarou o economista Branko Milanovic, após estudar a desigualdade de ingressos no mundo.

Milanovic pretende publicar em breve suas conclusões detalhadas na revista ?Global Policy?. O especialista explica que, por exemplo, a lista do PIB per capita de diferentes países, em 2011, mostrou que a quantidade de ingressos anuais oscilava entre 231 dólares na República Democrática do Congo (África) e 171.465 dólares, em Mônaco (Europa).

O segundo país mais pobre e o segundo mais rico foram, respectivamente Burundi, com 271 dólares e Luxemburgo, com 114.232 dólares anuais per capita.

Comparando: De acordo com o ranking, os Estados Unidos tinham uma média anual por habitante de 48.112 dólares e a China, de 5.445.

Quanto à riqueza pessoal, segundo Milanovic, 1% mais rico da população do planeta possui quase a metade de todos os ativos pessoais. Esse seleto grupo está integrado em 12% por estadunidenses, e entre 3% e 6% por britânicos, japoneses, alemães e franceses.

Ele também ressalta que este 1% é formado geralmente por "velhos? ricos e famílias que têm suas próprias empresas e acumularam fortunas que deixaram de herança a seus filhos, que puderam estudar nas melhores universidades do mundo.

Milanovic esclareceu também que 1% das pessoas mais ricas do mundo viram sua fortuna aumentar em mais de 60% em duas décadas (1988 a 2008), enquanto que os ingressos de 5% dos habitantes mais pobres do planeta, que se concentram nas regiões equatoriais, não tiveram mudanças.


Fonte: Adital