BLOG SINDASPI-SC
Fake News na Época das Negociações Coletivas de Trabalho

Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais
Trabalhadores e Trabalhadoras abram os olhos para as Fake news no inicio de 2020 e durante os períodos de negociações. Virou moda pessoas, com algum interesse diverso, jogarem notíciais falsas articuladas com setores interessados em bagunçar o ambiente de negociação, trazendo argumentos com dados deturpados a fim de embasar um discurso de austeridade para que se tenha lucro promovido pelos rendimentos auferidos em cima das perdas salariais e de renda dos trabalhadores (as).
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital. No entanto, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio.
Para tanto, busque informação em fonte segura que é o seu sindicato. Lá você obterá as informações corretas e precisas a respeito dos andamentos das negociações e de seus direitos. Entre em contato com o Sindaspi/SC, acesse o nosso site, ligue para nós, sempre terá alguém do outro lado disposto a te oferecer as melhores informações e serviços.
SIINDICATO É CADA UM DE NÓS!
Autor: Gilmar Espanhol