27/10/2022 | Editorial

A eleição mais importante de nossas vidas!

Santa Catarina e o Brasil estão há poucos dias da eleição mais importante já realizada desde a redemocratização. Mais do que simples candidaturas, estão em disputa dois modelos de sociedade, que devem afetar de forma crucial a vida dos catarinenses e dos brasileiros, em especial dos segmentos mais vulneráveis.

É fundamental que os trabalhadores analisem com atenção as propostas que cada candidato a governador e a presidente apresenta, em especial aquelas que dizem respeito a temas do nosso cotidiano. O que o propõe quanto às perdas salariais? E em relação aos direitos trabalhistas? Qual é seu posicionamento sobre privatizações e serviço público? O que pensa acerca das aposentadorias?

Além disso, é necessário avaliar a trajetória de cada um dos candidatos e buscar saber o que ele já fez ou deixou de fazer, como se posicionou nas votações importantes para os trabalhadores, que políticas implementou e a quem elas beneficiaram. Imagine como você gostaria que os trabalhadores fossem tratados nas nossas próximas negociações salariais e qual seria a provável postura de cada um dos candidatos.

Esta eleição, porém, nos obriga a olhar para além do nosso entorno. Nossa jovem democracia vive um de seus momentos mais críticos, em razão dos recorrentes ataques sofridos nos últimos anos por pessoas e grupos que buscam desestabilizá-la para se perpetuarem no poder. O sistema democrático não é perfeito, mas é graças a ele que podemos nos manifestar, nos organizar e lutar pelos nossos direitos. É em função dele que seguimos tendo direitos, apesar dos retrocessos vividos a partir de 2017, como foi o caso da reforma trabalhista e da reforma da previdência, para citar apenas os mais impactantes.

O direito ao voto é uma das conquistas decorrentes da democracia. Exerça seu direito e não permita que ninguém lhe obrigue a votar em candidatos que não lhe representam. Qualquer tentativa nesse sentido deve ser denunciada ao Sindaspi ou diretamente ao Ministério Público do Trabalho, para que as medidas legais sejam adotadas. Lembre-se: voto não tem preço, tem consequências.

O Sindaspi, enquanto entidade de classe, orienta os trabalhadores a votar em candidatos que valorizem e garantam o fortalecimento da democracia, da solidariedade, do respeito à diversidade, dos direitos sociais e trabalhistas e que busquem a construção de um país mais justo para todos e todas. Lembre-se: mais do que os próximos 4 anos, estaremos decidindo o nosso futuro.

Boa votação a todas e todos.

Sindicato é cada um de Nós!