01/04/2022 | Editorial

Não basta Reconhecer, tem que Valorizar!

A história do SindaspiSC sempre foi marcada pela luta na defesa do serviço público e de qualidade. Vinculadas a Secretaria de Estado da Agricultura temos três empresas que são exemplos do que é um serviço de excelência prestado a sociedade: a Epagri, Cidasc e Ceasa. Disso já ouviram falar, inclusive vem sendo repetido seguidamente por governantes e gestores. Mas será que há interesse em um debate sério sobre a importância dessas empresas? A história mostra que não.

Quem mais conhece as empresas é quem nelas trabalham, e em TODOS os níveis e postos de trabalho. Mas quando esse pluralismo consegue se juntar e propor esse debate sério, como aconteceu em 2014 na ideia dos Seminários Regionais, idealizado por Associações, Federação e Sindicatos, englobando todos os seguimentos, é simplesmente proibido a sua realização pela direção da empresa. Qual será o por quê?

Atualmente muito se fala em excelência e qualidade nessas empresas, mas com a precarização e envelhecimento da força de trabalho, e principalmente com a bandeira da terceirização do serviço público a todo vapor, como manteremos essa qualidade? Ou será que a excelência precisa ser mantida apenas para determinadas camadas do setor agrícola de Santa Catarina? Os pequenos, que graças os serviços prestados por essas empresas conseguiram estar inclusos na economia continuarão com essa mesma qualidade? São tantas perguntas que se tivéssemos realmente tido a oportunidade de um debate aberto e sério sobre essas empresas públicas, responsáveis pela aplicação de políticas públicas, quem sabe elas seriam ainda mais importantes para a SOCIEDADE EM GERAL.

Porém cabe ressaltar que toda a qualidade de um produto está diretamente ligado a qualidade de vida de quem o produz. Até quando essas empresas conseguirão prestar serviços de qualidade desvalorizando seus funcionários. Ainda, ridículo falar de empresas públicas fortes sem falar de Concurso Público. Concurso Público deve ser rotina de reposição de quadros apenas, não objeto de discussão com governos.

Diante de todo esse contexto, o SindaspiSC entende que o reconhecimento não deve e não pode ficar apenas no discurso, precisa virar Lei. Nessa linha, reconhecendo a importância das empresas e valorizando o quadro funcional de trabalhadores públicos, foi protocolado pelo Dep. Fabiano da Luz o Projeto de Lei de Reconhecimento das Empresas Públicas Epagri, Cidasc e Ceasa.

Não basta Reconhecer, tem que Valorizar!

Sindicato é cada um de Nós!