BLOG SINDASPI-SC
NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (Sindaspi/SC) manifesta seu repúdio à tentativa de golpe e aos atos de violência registrados em Brasília no último domingo.
Inconformados com o resultado da última eleição presidencial, um grupo de eleitores do candidato derrotado, Jair Bolsonaro, invadiu e depredou os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Mais do que um ataque às estruturas físicas, foi um ataque às próprias instituições e ao Estado Democrático de Direito.
O Sindaspi/SC entende que a democracia é um dos valores centrais da sociedade brasileira e atitudes como essa devem ser fortemente condenadas e rechaçadas. Não se pode confundir o direito de livre manifestação e de luta por conquistas sociais com o cometimento de crimes e a defesa de golpe de Estado.
Não se tratam de manifestantes, mas de criminosos e golpistas, que devem ser julgados e punidos conforme estabelece a lei. Além daqueles que adentraram nos prédios e praticaram atos de vandalismo e terrorismo, é fundamental que todos que contribuíram para que as lamentáveis cenas do dia 8 de janeiro ocorressem, por meio de financiamento, organização e estímulo, ou que agiram de forma conivente, sejam identificados e responsabilizados.
Nossa jovem democracia passou por mais um difícil teste e, felizmente, sobreviveu, apesar dos prejuízos e de alguns danos irreparáveis. Contudo, é necessário que todas as instituições e entidades democráticas mantenham-se atentas, para que cenas como as vislumbradas desde o término da última eleição presidencial não se repitam.
O Sindaspi se coloca ao lado daqueles que defendem a democracia pois entende que somente numa sociedade democrática os trabalhadores e as trabalhadoras podem avançar na luta pelos seus direitos.
Coordenação Estadual do SINDASPI/SC
Florianópolis/SC, 09 de janeiro de 2023.