21/09/2015 | Educação / Cultura

Agenda: Exposição de Joan Miró está na Capital até 15 de Novembro

Admiradores das artes plásticas já podem começar a contagem regressiva: neste ano Florianópolis vai receber uma grande exposição de obras do catalão Joan Miró (1893-1983), ícone mundial das artes plásticas. No Brasil, apenas Florianópolis e São Paulo receberão esta exposição. Antes de vir para a capital catarinense, a exposição passará por São Paulo, onde ocorrerá na sede do Instituto Tomie Ohtake de 24 de maio a 16 de agosto.

Depois de passar por São Paulo, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), recebe, a partir do dia 12 de setembro, a maior exposição já realizada no país dedicada ao artista Joan Miró “A Força da Matéria”. A mostra internacional com 112 obras do artista espanhol ficará aberta à visitação gratuita até 15 de novembro.

Produzida e organizada em sua edição brasileira pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, em parceria com a Fundação Joan Miró de Barcelona, a mostra é composta por 112 obras: 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos (pontos de partida de esculturas), além de fotografias sobre a trajetória do pintor catalão. Entre as obras que virão para Florianópolis, estão a escultura “Cabeça na Noite” (1968) e as pinturas “Homem, Mulher, Pássaro” (1959), “Mulher Na Noite” (1973) e “Dois Personagens Caçados por Um Pássaro” (1976). As peças pertencem à Fundação Joan Miró, de Barcelona, e a coleções particulares.

A exposição terá entrada gratuita, com distribuição de senhas diariamente para três turnos de visitação. As senhas serão distribuídas meia hora antes de cada turno – para visitação no mesmo dia – em guichê instalado na entrada do Centro Integrado de Cultura (CIC). A previsão é de que sejam distribuídas 350 senhas por turno para o público espontâneo. Não haverá distribuição de senhas para datas futuras, bem como não será possível comparecer no turno da manhã e retirar senha para os turnos da tarde e vice e versa.

Os agendamentos para visitação servem apenas para grupos (de terça a sexta-feira – com número limitado) e devem ser efetuados pelo telefone (48) 3664-2633, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Turnos de visitação:
10h às 12h;
13h às 16h;
17h às 19h (de terça-feira a sábado) e das 17h às 18h (aos domingos e feriados).
(A distribuição de senhas será realizada 30 minutos antes de cada turno).
Horário de funcionamento do Masc: de terça a sábado, das 10h às 20h30; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

A exposição, com obras selecionadas pela Fundação Joan Miró, divide-se em três grandes blocos cronológicos que coincidem com momentos vitais do artista nos quais vai outorgar à matéria um papel preponderante. Nos Anos 30 e 40, as pinturas e desenhos da época da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial manifestam o início do interesse de Miró pela matéria. No período, seu caráter transgressor também se evidencia, sobretudo no terreno dos procedimentos técnicos. Foi no final dos anos 20 que Miró manifestou de forma explícita seu propósito de “assassinar a pintura”, referindo-se a intenção de terminar com a concepção clássica da pintura de cavalete. É neste momento que Miró começa a fazer suas conhecidas colagens e objetos a partir de assemblage de materiais diversos.

Já nos Anos 50 e 60, com a presença maior de diferentes técnicas, destaca-se o interesse continuado do artista pela experimentação da matéria, que o levará a trabalhar de forma profusa no campo da escultura, enquanto nos Anos 70 verifica-se como Miró, sobre suportes mais inusitados, segue questionando o sentido final da arte. Neste período, uma importante coleção de gravuras indica a destreza do artista a desafiar os padrões da técnica.

Sobre o artista

O espanhol Joan Miró i Ferrà foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão. Nasceu em Barcelona, em 1893. Quando jovem frequentou a Reial Acadèmia Catalana de Belles Arts de Sant Jordi da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, esteve em Paris, França, onde conheceu Pablo Picasso e entrou em contato com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo. Foi um dos grandes representantes do surrealismo, e começou a pintar seguindo essa escola com quase trinta anos de idade. Fez sua primeira exposição surrealista em 1925, na qual inaugurou sua linguagem.

Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra.

No fim de sua vida, o pintor e escultor reduziu os elementos de sua linguagem artística a alguns símbolos, passando a usar basicamente o branco e o preto. Miró morreu em 1983, aos 90 anos, em Palma de Maiorca, na Espanha.

Fonte:
Calendário Floripa