29/10/2013 | Eventos

29 de outubro: 25 anos de lutas e conquistas do Sindaspi/SC

O dia 29 de outubro de 2013 é uma data especial para o Sindaspi. Há 25 anos era fundado o sindicato com a função principal de lutar pelos direitos e ampliar conquistas de milhares de trabalhadores pertencentes a uma categoria econômica, buscando proporcionar mais qualidade de vida e condições de trabalho adequadas para o exercício de suas funções. Foram muitos anos de luta e momentos de dificuldade que foram superados com bravura, ao lado dos trabalhadores.

Os resultados dessa história de lutas estão nos inúmeros Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho firmados que garantem uma série de conquistas e que se traduzem em mais dignidade aos trabalhadores da nossa base.  Destaca-se a conquista da garantia de emprego e diversas vantagens no PCS aos trabalhadores das empresas públicas de regime celetista, do vale alimentação, da jornada de 6 horas diárias para os trabalhadores em tele-atendimento, de várias cláusulas relacionadas á saúde do trabalhador e combate ao assédio moral nas empresas, entre tantas outras que somente foram possíveis graças à sua incansável luta ao lado dos trabalhadores.

Lutamos pela qualificação, ampliação e ética nos serviços públicos prestados á população catarinense a qual sempre foi uma das nossas principais bandeiras. Por isso estivemos à frente de várias lutas em defesa de uma assistência técnica e Extensão Rural Pública, voltada para a agricultura familiar e camponesa, com enfoque agroecológico. Lutamos contra a extinção e precarização dos serviços prestados pela Cidasc e a contra a terceirização dos serviços públicos em várias empresas. Denunciamos práticas abusivas, corrupção e ingerência política nas empresas públicas, sempre primando pela ética no trato com os recursos e servidores públicos.

Nossa força reside em nossos objetivos e na forma com que concebemos a luta sindical. Uma luta para além do corporativismo e desgarrada do paternalismo político, onde os trabalhadores adquirem o protagonismo das suas conquistas. Por isso é que temos por lema que o sindicato é cada um de nós, porque entendemos que sindicalismo se faz com os trabalhadores e não para os trabalhadores.

Portanto, toda essa rica história que construímos não seria possível sem a participação ativa daqueles que são os seus maiores responsáveis e que de fato garantem a sustentação do Sindaspi: Os trabalhadores filiados. Ao relembrar estes 25 anos passados, cada trabalhador e trabalhadora sinta-se parabenizado em fazer parte desta história que nos orgulha. Cada luta, cada conquista da categoria nesta trajetória prova que os trabalhadores estão no caminho certo!

Se, por um lado nossa história é repleta de conquistas, por outro os desafios se renovam, pois ainda temos muito a conquistar. A nova história que se abre com o futuro seremos nós, trabalhadores os seus construtores. Unidos e organizados nos fortaleceremos e ampliaremos nossas conquistas, edificando em bases sólidas o lugar que os trabalhadores merecem ocupar na história.

Veja as fotos do Aniversário do Sindaspi no facebook do sindicato aqui

Contatos com a cantora Nadja Mora Feijó (48) 9688-6747 ou nadjamf@hotmail.com (som ao vivo)